30
out
09

ANTICONCEPCIONAIS ORAIS

anticoncepcionais orais

Conhecidos popularmente como pílulas, são o método anticoncepcional mais usado no país. Estima-se que 20% das mulheres em idade fértil (15-49 anos ) utilizam esse método.

As pílulas combinadas contém estrogênio e progestogênio, tendo eficácia de 99% na anticoncepção. Isso por que esses hormônios, semelhantes aos presentes no organismo feminino, inibem a ovulação.

Para escolha da pílula combinada ideal deve-se levar em consideração a dosagem de estrogênio e qual o progestogênio presente.

O estrogênio presente nas pílulas comercializadas no Brasil quase sempre é o Etinilestradiol e sua dose ideal para um tratamento inicial é de 30 mcg. No caso de efeitos colaterais como cefaléia, náuseas e vômitos que não cessem após 3 meses, deve-se optar por uma apresentação com dosagem de 20 mcg. Se após 3 meses os efeitos persistirem pode-se optar pelas apresentações de baixíssima dose ( 15 mcg de Etinilestradiol ). O problema das apresentações com baixas doses do Estrogênio são os sangramentos de escape durante o uso da cartela ( spots), o que não significa que o medicamento não está fazendo efeito. Para pacientes que fazem uso de anticonvulsivantes ( que reduzem a biodisponibilidade das pílulas) ou para aquelas que tem spots com dosagem de 30mcg do Etinilestradiol, opta-se pelas apresentações contendo 50 mcg desse Estrogênio.

A característica estrutural do progestogênio presente é quem vai ser responsável pelos principais efeitos colaterais. Os principais na ordem do pior para o melhor são:

  • Levonorgestrel: Possui maior efeito androgênico (Aparecimento de pêlos e acne, aumento de peso) e causa retenção hídrica devido ao seu efeito mineralocorticóide. Distribuído na rede pública. Exs. Ciclo 21, microvlar.
  • Ciproterona: Tem efeito antiandrogênico e é ideal para mulheres com acne. É mineralocorticóide. Exs. Diane35, Diclin, Tess.
  • Desogestrel: Pouco efeito androgênico, mas é mineralocorticóide. Exs. Mercilon, Primera.
  • Gestodeno: Menor efeito androgênico e pouco mineralocorticóide. Melhor custo benefício. Exs. Tâmisa, Ginesse.
  • Drospirenona: Não tem efeito androgênico e não é mineralocorticóide. Melhor do mercado. Exs. yaz, yasmin, Elani Ciclo.

Existem também as Minipílulas, anticoncepcionais orais contendo apenas Progestogênio, que não inibem a ovulação. Trata-se apenas de um método de barreira que vai alterar as características do muco cervical, tornando-o ácido e inóspito aos espermatozóides, além de reduzir as contrações das tubas uterinas impedindo que eles cheguem ao óvulo. Por esse motivo devem ser tomadas de forma ininterrupta, pois a perda de uma dose pode ocasionar uma gravidez indesejada. Elas têm eficácia de 97% e são ideais para mulheres que estão amamentando, já que não contém Estrogênio, responsável pela inibição da prolactina (hormônio que estimula a produção de leite pelas glândulas mamárias). É normal ocorrerem spots durante seu uso, devido à ausência do Estrogênio.

Larissa Cyale

Farmacêutica Ponta Negra

About these ads

236 Responses to “ANTICONCEPCIONAIS ORAIS”


  1. 1 Rayane Fernandes Dantas
    30 de outubro de 2009 às 2:25 PM

    Olá!
    Com relação a anticoncepcionais,levando bem pro popular:
    -Faz a mulher engordar(ganhar peso)
    -faz “inchar”?
    Qual que é verdade?
    Qual que é mito?

  2. 30 de outubro de 2009 às 9:19 PM

    Não é mito não. O efeito androgênico de alguns progestogênios presentes nas pílulas combinadas orais pode fazer engordar sim. Além do aumento de peso, ocorre também a retenção de líquidos devido ao efeito mineralocorticóide. Por isso o inchaço.
    O que pode ser feito é escolher uma pílula que contenha um progestogênio com menores características androgênicas e mineralocorticóides, pois eles não vão engordar e nem reter líquidos.
    Uma boa escolha seria a Drospirenona pois é uma das melhores drogas do mercado, não engorda e ainda impede a retenção de líquidos. Os nomes comerciais são Yaz ou Yasmin.
    Como a drospirenona ainda é muito cara outra escolha seria o gestodeno, que tem menor efeito androgênico(engorda menos)e é muito pouco mineralocorticóide(não causa retenção de líquidos). Temos o Gynera, Tâmisa e outros.

    Larissa Cyale
    Farmacêutica Ponta Negra

  3. 3 doracydeoliveira
    3 de novembro de 2009 às 7:40 PM

    Gostei da pergunta, foi bastante inteligente.
    doracy

  4. 4 Hortência Regina
    6 de novembro de 2009 às 3:55 PM

    Parabéns Larissa, explicação melhor e mais fácil não poderia existir. Muito bom informar sobre anticoncepcionais por que este tema é alvo fequente de dúvidas pela população. Precisamos agora alertar as mulheres sobre o uso da pílula do dia seguinte ( que ja estou providenciando) e informar também sobre o uso de anticocepcionais injetáveis como mais uma alternativa para a contracepção!

    Sem mais,
    Hortência Regina
    farmacêutica loja 12

  5. 5 Rayane Fernandes Dantas
    10 de novembro de 2009 às 3:01 AM

    Quando se trata de métodos contraceptivos,realmente é um assunto muito vasto.Cada vez mais surgem dúvidas,como tomar,qual melhor opção a se escolher,qual o momento e a idade certa a se prevenir utilizando anticoncepcionais,será que o injetavél é melhor do que a pílula? com qual será que tenho maior probabilidade de engravidar?

    Caramba!

    Se na cabeça de uma pessoa de 19 anos,que tem um certo conhecimento por trabalhar já há mais de um ano em farmácia,e estudar enfermagem tem todas essas dúvidas.Imagine a mente de uma criança de 14,15,16 anos como que fica?
    Achei uma idéia maravilhosa a criação deste blog,tenho plena certeza que para nós que trabalhamos em farmácia ficaremos bem atualizados,consequentemente teremos um atendimento melhor,tendo certeza do que estamos indicando para nossos clientes.Saúde é responsabilidade,e conhecer coisas novas é sempre bom.

    Gostaria de ter um esclarecimento sobre as dúvidas citadas acima.

    Agradecida

    Rayane Fernandes Dantas

    Unidade Caic
    Amadeus

  6. 10 de novembro de 2009 às 12:04 PM

    Para a escolha entre pílula ou injetável deve-se levar em consideração a disciplina da paciente, se ela lembra de tomar o comprimido todo dia no horário certo não há problema escolher a pílula, já que ela e o método injetável têm praticamente o memso grau de eficácia. Contudo, se a paciente não cumpre horários ou esquece frequentemente de tomar a pílula, é melhor que escolha o método injetável, mesmo com maiores efeitos colaterais já que a dosagem de hormônios é muito maior.
    Vale a pena lembrar que meninas com menos de 16 anos não devem tomar anticoncepcionais pois podem ter seu crescimento prejudicado, já que o estrogênio pode acelerar o fechamento das epífises ósseas. Se houver realmente a necessidade do uso de anticoncepcionais deve-se escolher aquelas pílulas com baixíssimas doses (15mcg) de estrogênio como o Adoless ou Mínima.

    Larissa Cyale
    Farmacêutica Ponta Negra

  7. 7 Anna
    21 de janeiro de 2010 às 3:31 AM

    boa noite,doutoua Larissa, todos me causam enjoo,dor nas pernas,dor nas cadeiras e dor de cabeça mas o que contém drospirenona,Yasmin me causa apenas enjoo, por isso eu os prefiro.Como a senhora me explica esse negócio da drospirenona me causar apenas enjoos e ñ as demais dores e mais os enjoos?e tem também a tpm.tODOS QUE EU JÁ TOMEI, que são:Gracial,Mirelle,Minesse,Miranova,Minulet,Mínima e Microvlar me destruíram na TPM,o da drosperinona amenizaram minha TPM.Por favor me dê sua opinião, doutora Larissa.Ah!Todos me engordaram,Yasmin me fez perder 2 kg em 1 cartela.Por favor me explica,doutora Larissa.Obrigada

    • 8 Larissa Cyale
      4 de outubro de 2010 às 11:26 PM

      Boa noite Anna!
      Suas dúvidas são frequentes nas mulheres que desejam aliar anticoncepcionais orais com qualidade de vida.
      Pelo visto você já experimentou vários e escolheu um que contém o melhor progestogênio do mercado: Drospirenona. Por isso muitos sintomas indesejados desapareceram e você até perdeu peso devido à ação diurética dessa droga.
      Sobre o enjôo, ele se dá frequentemente devido à quantidade de Etinilestradiol presente nessas pílulas. O Yasmin que você usa contém 0,03mg dessa substância porém existe no mercado um medicamento chamado YAZ, que contém também a drospirenona porém com apenas 0,02 mg de Etinilestradiol, o que pode resolver esses enjôos. Vale a pena experimentar.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  8. 9 Anna
    21 de janeiro de 2010 às 3:36 AM

    doutora Larissa,estou tb com outra dúvida:por que os de baixíssima dosagem me fizeram ter spots e o Yasmin, o Minulet e o Microvlar não?e por que quanto mais baixa a dosagem,mais enjoo eu sinto? Minesse e Mínima foram os dois que mais acabaram comigo.gostaria que a senhora me explicasse porque todo mundo fala tão bem das pilulas de ultra baixa dosagem que eu queria entender porque justamente elas foram as que mais acabaram comigo.Mais uma vez,obrigada,dotora Larissa

    • 10 Larissa Cyale
      4 de outubro de 2010 às 11:46 PM

      Boa noite Anna!

      As pílulas de baixíssima dosagem contém 0,015mg de Etinilestradiol e são recomendadas para pessoas que não obtiveram sucesso com as pílulas de dosagens maiores e que apresentaram efeitos colaterais que se mantiveram por 3 meses de uso. Elas são recomendadas também para adolescentes, menores de 16 anos, que estão em fase de crescimento e podem ser prejudicadas pela ação do estrogênio que tem o poder de acelerar o fechamento das epífises ósseas. O efeito colateral frequente é o Spot que você bem citou, que são pequenos sangramentos que ocorrem durante o ciclo mas que não são menstruação e nem significam que você está ovulando ou que a pílula perdeu o efeito.Isso ocorre somente por que o Etinilestradiol é responsável pela manutenção do endométrio e como nessa pílula ele está em baixíssima dose pode haver uma pequena descamação desse endométrio, o que vai caracterizar esse sangramento.
      Seu caso realmente parece ser bem particular e demonstra uma grande sensibilidade ao estrogênio, mesmo em baixíssimas doses.Contudo é bom lembrar que geralmente os efeitos colaterais desaparecem após os primeiros 3 meses de uso, por isso recomenda-se que a paciente aguente um pouco os sintomas e se dentro de 3 meses de uso eles não desaparecerem ela pode trocar o medicamento por outro mais adequado.
      Recomendo que você siga essas regrinhas daqui pra frente quando for trocar de anticoncepcional.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  9. 12 HUGO
    28 de janeiro de 2010 às 5:02 PM

    AO INVES DE ENGORDAR COMO FOI DITO NO QUESTIONAMENTO ACIMA,GOSTARIA DE SABER SE O USO CONTINUADO DE UM ANTICONCEPCIONAL COMO O MÍNIMA PODE EMAGRECER A USUÁRIA?

    AGRADECIDO, HUGO.

    • 28 de janeiro de 2010 às 7:06 PM

      Boa Tarde Hugo!
      Boa pergunta essa. O uso de anticoncepcionais pode fazer modificações no sistema hornal da mulher. O mais interessante é que estas substâncias agemn no corpo inteiro e interagem com outros hormônios como a insulina, glucagon, cortisol, entre outros. De modo geral, esta apresentação que você citou, o Mínima, é composto por hormônios estrogênicos (que aumentam a queima de glicose, diminuindo o acumulo de gordura) e progestogênicos (que aumentam o acumulo de glicose e de gordura), o efeito de engordar ou emagrecer fica praticamento nulo. Todavia, existem pessoas que são geneticamente programadas para serem mais sensíveis à um hormônio ou a outro. Se a pessoa é mais sensível aos progestogênios, poderá ter uma tendência a engordar quando a dose destes forem maiores e vice versa. Fatores externos como atividade física, alimentação, uso correto do medicamento também podem interferir neste sentido. Portanto, é possível sim que a pessoa emagreça, mas dependerá dos seus habitos de vida e da sua herança genética.

      Espero ter ajudado
      Thiago Vieira
      Farmacêutico Unidade Rui Barbosa – Morro Branco

  10. 14 Sayuri
    6 de fevereiro de 2010 às 5:48 AM

    Olá, achei muito interessante este artigo, o mais explícito que já vi, deu pra entender melhor sobre os anticoncepcionais… Mas estou na dúvida entre dois muito bons, e gostaria de uma opinião:
    Adoless e Yaz, qual seria o melhor anticoncepcional para que tem tendência a engordar(e faz de tudo pra emagrecer)? Levando em consideração que o Yaz tem esse hormônio(Drospirenona)que evita retenção de líquidos, porém o Adoless tem dosagem menor de Etinilestradiol 15 mcg, enquanto que o Yaz apresenta 20 mcg… Neste caso, qual seria a melhor opção??? Help me!!!

    • 25 de março de 2010 às 11:18 PM

      Olá Sayuri;

      Ficamos felizes que o artigo tenha conseguido atingir o seu objetivo, que é levar a informação essencial à população. Respondendo aos seus questionamentos, temos algumas considerações: tanto o Adoless quanto o Yaz são aquilo que chamamos de minipilulas, que são formas farmaceuticas com doses baixas dos fármacos. Como você mesma sublinhou, a drospiperona, presente no Yaz tem essa característica de provocar menos retenção de líquido que o gestodeno, presente no Adoless, além de ser mais eficiente que este. Em termos de aumento ou não no acúmulo de gorduras, ambas as apresentações tem uma performance semelhante. Todavia, o Adoless não é a primeira escolha para a anticoncepção. Ele só é indicado quando as dosagens maiores (a do Yaz, por exemplo) ainda geram efeitos desagradáveis na mulher, como dores de cabeça, enjôos… Seu uso deve ser monitorado pois como a dose do hormônio contido nele é a menor disponível, ele pode gerar sangramentos ocasionais por poder não sensibilizar de maneira satisfatória a cascata hormonal que gera a ovulação.

      Esperamos ter ajudado.

  11. 16 Luana Fernando
    15 de julho de 2010 às 6:46 PM

    Olá, tenho uma dúvida. Na verdade, é mais um problema…
    Tomo Anticoncepcional há mais ou menos 7 meses.
    Há uma semana tenho presenciado Spots mesmo tomando os comprimidos corretamente.
    O que devo fazer? Esse problema aconteceu por eu tomar os comprimidos interruptamente sem a pausa de 7 dias de uma cartela para a outra?
    Obs.: Meu Anticoncepcional Possui 0,035mg de Etinilestradiol e Ciproterona.
    No aguardo,
    Luana.

    • 17 Larissa Cyale
      5 de outubro de 2010 às 12:04 AM

      Boa noite!

      Luana,
      Nossos organismos são diferentes e as dosagens referenciais para estudos são médias da maioria da população, o que não quer dizer que seu organismo responda da mesma forma. Pode ser que ser organismo nessecite de uma quantidade maior de Etinilestradiol para manutenção do endométrio e o fim dos spots. Outra possibilidade também é que o uso sem interrupção tenha causado uma dessensibilização dos receptores e eles “entenderam” que necessitam de quantidades maiores desse estrogênio.
      O mais correto a fazer agora é procurar um ginecologista e fazer os exames rotineiros para ver se está tudo Ok, isso é necessário devido ao uso sem interrupção há 7 meses como você citou. Estando tudo bem pode-se pensar em usar uma pílula com dosagem maior de Etinilestradiol, como o Neovlar que tem 0,05mg, e observar os efeitos por 3 meses.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  12. 18 Rafaela
    19 de setembro de 2010 às 12:37 PM

    Por favor, responda para o meu e-mail.
    em meninas com apenas 16 anos, informe-me se podem tomar pílulas anticinpecinais.Tomando, se ocorre algum problema hormonal ou no organismo na fase adulta. Desde já agradeço.

    • 19 Larissa Cyale
      5 de outubro de 2010 às 12:17 AM

      Boa noite Rafaela!

      Meninas de 16 anos não devem tomar anticoncepcionais injetáveis, somente as pílulas orais e de baixíssima dose de Etinilestradiol ( 0,015mg )pois esse estrogênio pode acelerar o fechamento das epífises ósseas e atrapalhar o crescimento da adolescente.
      Alguns dos nomes comerciais desses anticoncepcionais de baixíssima dose são: Mínima, Adoless, Minesse, entre outros.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  13. 22 de setembro de 2010 às 11:12 PM

    e quanto ao belara ele faz engordar?

    • 21 Larissa Cyale
      5 de outubro de 2010 às 12:27 AM

      Boa noite!

      O Belara é composto por 2mg de Clomardinona+ 0,03mg de Etinilestradiol e apesar da Clomardinona não ser um dos melhores progestogênios do mercado ela se mantém na média de aceitação. Causa pouca retenção de líquidos e tem efeito na melhora da acne, seborréia e oleosidade da pele, além de ter pouca interferência na libido.
      Nenhuma pílula anticoncepcional engorga, o que engorda são hábitos alimentares inadequados e vida sedentária, porém o Belara acaba favorecendo um pouco a retenção de líquidos o que associado a outros sintomas pode ser visto como aumento de peso.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  14. 22 vieira
    28 de setembro de 2010 às 1:33 AM

    ola gostava que me podesse responder a esta questam porque se tomarmos a pirula reduz a bontade de ter sexo

    • 23 Larissa Cyale
      5 de outubro de 2010 às 12:32 AM

      Boa noite Vieira!

      As pílulas anticoncepcionais, assim como outras classes de medicamentos, interferem sim na libido da mulher geralmente reduzindo sua vontade de ter relações sexuais.
      Cabe à paciente e ao seu parceiro observarem se esse efeito indesejado está interferindo na vida do casal a ponto de preferirem suspender ou trocar o método anticoncepcional, sempre com supervisão do ginecologista.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  15. 24 Duda
    5 de novembro de 2010 às 5:57 PM

    Olá doutora. Tenho 16 anos e estou na minha terceira cartela de adoless. No 12º dia que tomo os comprimidos ativos dessa cartela apresentei um sangramento que acredito que seja o que você chamou de spot. Levando em consideração que essa é a minha terceira cartela de anticoncepcional e que nunca falhei, o que devo fazer em relação a isso? devo continuar tomando os comprimidos e ignorar o que houve? Obrigada desde já!

    • 17 de novembro de 2010 às 9:58 PM

      Olá! Realmente o Adolles é uma daquelas pílulas anticoncepcionais de baixíssima dosagem e que em algumas mulheres pode causar esses spots que são sangramentos pequenos durante a tomada dos comprimidos ativos. Isso é esperado e não se preocupe pois não significa que você ovulou ou que não está protegida, o spot não afeta o efeito anticoncepconal. Você deve continuar tomando os comprimidos normalmente. Se os spots forem frequentes e isso incomodar você podemos pensar na substituição do Adoless por outra pílula com uma dose maior de etinilestradiol, o que vai provavelmente acabar com os spots.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  16. 26 Vane
    13 de dezembro de 2010 às 11:49 AM

    Olá professora…gostaria que a senhora pudesse tirar uma dúvida minha…

    Há quase dois anos atrás comecei a tomar anticoncepcionais e minha ginecologista me administrou o Mínima. Me dei super bem com ele… minha pele melhorou, nao sintia cólicas, mentruação muito mais escassa e regular. Há tres meses atrás vim estudar aqui na Espanha e parei de tomar o anticoncepcional, e então esse mês de novembro minha mentruação não veio, fui ao médico e fui diagnosticada com a sindrome de ovário policistico… a médica que me atendeu me passou progesterona para baixar a mestruação e disse para eu buscar um ginecologo especialista para voltar a tomar anticoncepcionais…

    o que eu gostaria de saber eh se posso voltar a tomar o Mínima… porque me dei super bem com ele… ou se é necessário tomar outro concepcional mais especifico para tratar a sindrome.

    Obrigada!

    • 27 de dezembro de 2010 às 1:07 PM

      Olá! Você pode voltar a tomar o Mínima pois ele é um dos mais indicados para o tratamento da Síndrome de Ovários Policísticos mas procure saber da sua Ginecologista a necessidade de investigar uma possível resistência à insulina. Geralmente essas patologias estão associadas e há necessidade de uso de Metformina. Você deve também adotar hábitos de vida mais saudáveis como melhorar a alimentação e praticar exercícios fisícos pois isso influencia muito na resposta ao tratamento.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  17. 28 Rai
    17 de dezembro de 2010 às 7:55 PM

    Olá Doutora amei o seu artigo, muito esclarecedor…veja bem comecei a usar contraceptivos devido a acne , comecei com o selene mas não me adaptei muito bem então comecei a tomar o yasmin(indicado pela dermatologista) e foi ótimo exceto pelo preço que com o tempo começou a pesar no orçamento foi quando me apresentaram ao Elani ciclo(troquei por conta própria pois me informaram que era a mesma fórmula do yasmin) tomei por algum tempo(uns 10 meses) mas comecei a sentir dores nas pernas e na cabeça constantemente e mais intensamente com o passar do tempo para comprovar se era devido o anti concepcional resolvi tomar o adoless que tem dosagens mais baixas ..tomei durante dois meses a 2° cartela acaba quarta..e por mais incrível que possa parecer não mais dor nas pernas a que mais me incomodava e nem na cabeça e agora estou sem saber se continuo com ele ou tomo o yaz que também tem uma baixa dosagem do estrogênio porque senti que c o adoless minha pele não ficou tão boa …queria sua opinião sobre qual pílula tomar yaz ou adoless?…ah li um artigo recentemente pesquisando sobre o adoless que devido as baixas dosagens do adoless seria arriscado engravidar isso é verdade? OBS: nunca tive spots com nenhum dos anti concepcionais que tomei ..Grata…abraços !!!
    Aguardo ansiosa sua resposta!

    • 27 de dezembro de 2010 às 1:35 PM

      Bom dia!
      O Yasmin é uma pílula de baixa dosagem e o Adoless é classificado como de baixíssima dosagem porém eles contém progestogênios com estruturas diferentes e que podem causar alguns efeitos diferentes também, como o fato de um causar dor nas pernas e o outro não. Realmente o efeito sobre a pele é melhor no Yasmin mas você deve avaliar o que te incomoda mais: a pele ou a dor nas pernas?
      Particularmente eu acho que seria melhor você optar pelo Adoless que não te dá dor nas pernas e tem menor custo. Até porque você pode consultar um dermatologista e fazer um tratamento em conjunto com o Adoless.
      O risco de engravidar é sim um pouco maior nas pílulas de baixa e baixíssima dose porém isso só acontece se ocorrerem atrasos ou esquecimentos das tomadas. E esse risco existe para todos os anticoncepcionais orais.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  18. 30 Júliana
    12 de janeiro de 2011 às 4:14 AM

    Oi,eu tenho 20 anos, e tomei o SELENE durante três anos, ele me causou dores de cabeça e uma grande retenção de líquido, além de um aumento de peso(4kg+/-). Conversei com a minha genecologista sobre a possibildade de colocar o DIU, mas ela não achou uma boa idéia, por eu ainda não ter tido filhos. Ela me receitou o ADOLESS por ter uma porcentagem menor de hormonios.
    Eu gostaria de saber, se ele realmente é seguro, e se o meu caso de retenção de líquidos vai melhorar e consequentemente saber se vai haver alguma alteração no meu peso(engordar).
    Desde já agradeço!

    Obs.: Adorei seus Artigos, são bastante esclarecedores, sem dúvida facilita mto pra gente essa praticidade..
    Mto obrigada! =)

    • 20 de janeiro de 2011 às 12:59 PM

      Bom dia!
      Realmente o selene causa um aumento de peso na maioria das mulheres devido à retenção de líquidos.
      Sobre o DIU eu concordo com sua ginecologista que não é o momento para uso.
      Acho que você vai se adaptar muito bem ao Adoless pois ele tem dosagem baixíssima de estrogênio, o que causa menos efeitos colaterais, e tem um progestogênio de melhor qualidade e mais avançado que o do Selene, o que vai diminuir a retenção de líquidos.
      Lembrando que você deve ser fiel aos horários de tomada dos comprimidos e observar se haverão os spots(sangramentos intermenstruais) comuns a essa classe de contraceptivos e que podem causar desconforto.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  19. 32 Maria Fernanda
    17 de fevereiro de 2011 às 7:35 PM

    Olá
    Gostaria de saber se o Ginesse engorda. Porque eu tomava o Adoless e me dava ate bem com o remedio, mas eu perdi 4 kg em 10 meses. Fui na médica e ela me receitou o Ginesse. Eu ja vi que os dois remedios sao similares, com a diferença que a dosagem de hormonio do Ginesse é um pouco maior. Eu queria muito recuperar os meus quilos perdidos com o Adoless… Sera que isso é possivel com o novo anticoncepcional?

    • 23 de fevereiro de 2011 às 10:18 AM

      Bom dia!

      Casos como o seu não são muito comuns mas podem acontecer. A perda de peso às vezes se deve à falta de apetite ou enjôos causados pelo anticoncepcional, porém outros fatores podem ter influenciado. A troca do anticoncepcional pode ajudar um pouco mas se você quer mesmo ganhar peso deve procurar a ajuda de um profissional e mudar sua alimentação pois esse é o caminho. Não é por que a maioria das mulheres ganham peso com o uso desses medicamentos que você vai ganhar também, seu organismo pode ter uma resposta diferente.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  20. 34 Kellen
    18 de fevereiro de 2011 às 12:26 AM

    Boa noite…que pena que só conheci o blog agora, pois ele realmente é muito bom….espero q ainda possa ter uma resposta pois tenho um problema muito constante e bem comum: Spot. Fiz o uso de adoless por uns 6 meses e parei….qndo parei as coisas só pioraram…voltei a usar e uso há mais ou menos 4 meses e tenho spot muito constantemente…e por bem mais de duas semanas de duração. Meu ginecologista disse que poderia trocar por outro caso esse não “funcionasse” mais, ou seja, se o spot fosse recorrente. Não pude mais voltar nele, e por isso não posso perguntá-lo qual.
    Bom gostaria de saber por qual eu poderia trocar p/ não ter mais spot, pois o meu ciclo já é muito irregular, e faço o uso do Adoless por causa disso.
    obs.: tenho 19 anos
    Já agradeço!

    • 23 de fevereiro de 2011 às 10:32 AM

      Bom dia!

      Adoless é uma pílula de baixíssima dosagem e tem como efeito indesejado esperado esses terríveis spots. Geralmente não se começa o uso de anticoncepcionais por essa dosagem, mas como você é muito jovem deve ter sido por esse motivo que o médico escolheu essa opção pois a baixa dosagem não atrapalha seu desenvolvimento.
      Contudo podemos optar por uma pílula com uma dosagem um pouco maior de Etinilestradiol, que vai diminuir ou parar com os spots. Já que o Adoless tinha 15mcg você pode optar pelo Tâmisa 20 que possui o mesmo Progestogênio ( Gestodeno ) e 20mcg do Etinilestradiol. Se após 4 meses os spots ainda continuarem a opção será o Tâmisa 30 com 30mcg dessa substância.
      Converse com seu ginecologista e faça a troca.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  21. 36 Iza
    24 de fevereiro de 2011 às 7:07 PM

    Olá
    Tenho 26 anos e tenho ovários micropolicisticos, por isso sofro com pele oleosa e espinhas até hoje. Comecei tomando microvilar e ele não me ajudou em nada, mas tbm não tive outros efeitos colaterais maiores. Mudei para o Selene e fiquei nele por uns seis anos, me ajudou muito nas questões de pele, mas parece que criou resistencia e não estava me ajudando mais, foi aí que mudei para o Adoless por recomendações. Estou terminando a primeira cartela e ainda não percebi nenhum efeito colateral, me disseram que pode haver aumento dos seios, mas não notei isto ainda.
    A questão é: Em que o Adoless pode me ajudar em relação aos ovários micropolicísticos? Ele ajuda na melhora da pele, ou é insignificante? Realmente aumenta os seios? A minha real preocupação é com minha pele.Não quero tratar os ovários agora, pois minha médica disse que eles são inofensivos, exeto, claro pela indesejável oleosidade da pele, e se eu não estou querendo engravidar não tenho com o que me preocupar.
    Obrigada desde já.

    • 28 de fevereiro de 2011 às 2:40 PM

      Bom dia!
      Nem todos os casos de ovários policisticos devem ser tratados, o médico geralmente observa a vontade ou não da paciente engravidar no momento. Se ela não desejar engravidar uma das opções para tratar os sintomas de aumento de pêlos, espinhas, irregularidade menstrual e cólicas são as pílulas de baixa dosagem como o Adoless. No caso de preocupações mais específicas com a pele existem drogas que exercem efeito melhor nessa área, como a Ciproterona presente no Selene. O relato de aumento dos seios que alguém deve ter feito para você pode ter ocorrido devido à retenção de líquidos causada por quase todos os anticoncepcionais.
      Se sua preocupação real agora é com a pele acho que você deve voltar a tomar o Selene pois esse relato de resistência não acontece.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  22. 38 Anna
    9 de março de 2011 às 4:44 AM

    Oi, Doutora Larissa,boa noite.Qdo a senhora diz que Levonorgestrel é mineralocorticoide e engorda é só combinado com estrógenos? Eu engordei demais com Gestodeno e etinilestradiol,além de muito enjoo ( ñ conseguia comer,mas ainda assim engordava,com Minulet,Minesse e Mirelle e tb com Mínima).Com Microvlar acontecia a mesma coisa.Os remédios com Gestodeno me davam depressão também. As médicas dizem que ñ engorda,que é mito,mas a realidade é bem outra.A minipílula ( só com desorgestrel) ou só com Levonorgestrel seria interessante para evitar que eu engorde? Por que enjoo com certeza não terei,pois quando tomei Diad e Postinor 1,5 ñ tive enjoo nenhum e nem depressão ( microvlar e Neovlar me deram depressão mas ñ tanto como Gestodeno), mas quanto a ganhar peso não sei.Será que seria interessante iniciar anticoncepção com Minpílula? será que sem o estrógeno eu não engordaria? Obrigada.

    • 22 de março de 2011 às 1:47 PM

      Bom dia!

      Não será a falta do estrógeno que diminuirá a retenção de líquidos e aumento de peso pois essa ação é própria desse progestogênio, mas você pode tentar ele isolado até pela diminuição nos enjôos. Somente devemos observar que as minipílulas não inibem a ovulação e sim provocam mudanças em seu corpo que dificultam a gravidez, ou seja, o percentual de segurança é menor. Além disso quem as usa deve ser muito rigorosa com horários pois qualquer alteração pode ocasionar uma gravidez indesejada.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  23. 40 Anna
    9 de março de 2011 às 4:45 AM

    Ah, e obrigada pelo seu blog e por ser tão atenciosa conosco,Doutora Larissa.

  24. 14 de março de 2011 às 7:01 PM

    Gente, eu deveria ter visto esse blog antes! Muito bom!
    Comecei a usar anti há pouco mais de 3 meses, Siblima, recomendado pela ginecologista, mas resolvi trocar porque além dos spots diminuiu muito minha libido e a lubrificação. Não tive condições de voltar para escolher com ela o melhor pra trocar, então pesquisei tudo o que pude sobre os hormônios, dosagem, efeitos, e agora estou usando o Diminut, que tem a mesma composição mas com uma dosagem um pouco maior. Por enquanto só notei uma maior retenção hídrica.
    Minhas dúvidas: foi uma boa escolha, ou eu posso optar por outro melhor caso tbm não dê certo? Eu preferia um que reduzisse a acne, mas por serem antiandrogênicos fiquei com medo que o problema da libido persistisse.
    E a retenção hídrica provocada pelo anticoncepcional pode ser driblada com alimentação e exercícios?

    • 22 de março de 2011 às 1:59 PM

      Bom dia!

      Você está por dentro mesmo dos efeitos dos anticoncepcionais no organismo. Acho que você fez uma boa escolha no tocante aos spots pois a dosagem de etinilestradiol é um pouco maior no Diminut mas a dose do progestogênio é maior também , o que acaba ocasionando maior retenção hídrica, que você já percebeu. Caso não dê certo você pode optar pelo Elani ciclo que possui um progestogênio melhor que causa menos retenção hídrica e ocasiona uma melhora na pele sem ter os efeitos antiandrogênicos da ciproterona do Diane.
      Claro que exercícios físicos e dieta equilibrada, reduzindo o sal, vão ajudar a amenizar esses sintomas indesejados por você e pela maioria das mulheres.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  25. 43 Patrícia
    25 de março de 2011 às 1:57 PM

    Uma dúvida preocupante: Tenho uma filha que completará 14 anos dentro de 3 meses.
    Ela ainda não teve relações sexuais e nem namora, entao acredito que não tenha tanto risco de aparecer grávida de uma hora para outra, mas mesmo assim tenho medo de cogitar esta possibilidade e isto acontecer.
    Outra questão importante, é que ela tem muita acne e sofre com muitas cólicas todo mes. Ela já menstrua há mais de 2 anos, mesmo assim é muito irregular, da últma vez chegou ficar 3 meses sem menstruar.
    Eu estava pensando que talvez fosse bom tomar pílula como exemplo o Diana35 para aliviar estes sintomas. Porém estou com medo de que isto possa causar algum efeito negativo. Agora que li a cima que alguns anticoncepcionais podem atrapalhar o crescimento delas, fiquei com mais medo ainda.
    Será que com esta idade ela pode tomar pílula?
    Obrigada

    • 26 de março de 2011 às 1:18 AM

      Boa noite!

      Patricia essa sua dúvida é frequente entre muitas mães e é mais voltada para questões de educação sexual. Para começar uma boa conversa com sua filha seria bom para vocês se aproximarem e para que ela tenha segurança de contar para você quando tiver sua primeira relação sexual e que esteja preparada e consciente para se protejer não só de uma gravidez indesejada mas de doenças também.
      Quanto ao uso de anticoncepcionais seria ideal fazer uma consulta com o ginecologista para ver se realmente há necessidade de tratar dessa forma essas acnes e cólicas pois realmente com essa idade ela pode ter o crescimento prejudicado pelo efeito dos hormônios que ocasionam o fechamento das epífises ósseas, principalmente o Diane35 que tem uma dosagem de Etinilestradiol relativamente alta, não indicado para meninas jovens como sua filha.
      Uma boa seria conversar com o ginecologista para tratar essas cólicas de outra forma e ver também a possibilidade de uma consulta com um dermatologista.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  26. 45 Patrícia
    28 de março de 2011 às 8:38 PM

    Ok, Larissa

    Muito obrigada pela atenção e pela sua rapidez em responder.

    Esta semana vou marcar um genico para ela sim.

    Abraço

  27. 46 Vanessa
    28 de março de 2011 às 9:46 PM

    Boa noite!
    Tenho 22 anos, sou casada e muito magra (47kg). Tomei perlutan por 2 anos, e tive alguns efeitos que eu ate gostei, como retenção de liquido. Porém, decidi por contra propria tomar depo-provera. Claro que não deu certo, tive disfunção hormonal e sangramento por 20 dias… Fui ao médico, ele me receitou Minima. Acontece que a Mínima me causou todos os efeitos colaterais indesejaveis: enjoos, dor de cabeça, perda da libido e da lubrificação. Depois de um ano parei com a Minima e a seis meses não sei mais o que deve tomar. Estou sem tomar nada e tenho medo de engravidar. Gostaria de uma dica de anticoncepcional que não tenha a mesma formula da minima… Por favor…
    Grata.

    • 12 de abril de 2011 às 9:33 PM

      Boa noite!
      Vanessa, primeiramente é bom que você consulte um Ginecologista e faça exames de rotina. Uma primeira opção seria o uso de preservativo, já que o seu desejo é evitar gravidez. Se essa não for uma boa opção para você existem anticoncepcionais diferentes do Mínima porém ele já tem uma dosagem baixa e mesmo assim gerou esses efeitos indesejados. Por que você não volta para a Perlutan ou até a Mesigyna, que são opções de injetáveis? De qualquer forma você pode optar pela combinação de Gestodeno+Etinilestradiol pois é relativamente barato e ainda assim de boa qualidade. Exemplos dele são: Tamisa 30, Allestra 30, Femiane, entre outros.
      Espero que dê certo!

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  28. 48 Kelly
    4 de abril de 2011 às 6:19 PM

    Olá,tenho 19 anos e recentemente minha ginecologista me receitou o anticoncepcional Adoless para amenizar minhas cólicas que são muito fortes,ela disse tambem que ele pode melhorar a minha pele que é um pouco oleosa e ajudar com as espinhas (tenho bem poucas mas aumentam no período perto da menstruação).Mas estou com um certo receio de tomar depois que fiquei sabendo que isso pode atrapalhar meu crescimento,então o que devo fazer? será que na minha idade isto ainda pode me prejudicar?

    Obrigada!!

    • 6 de abril de 2011 às 4:57 PM

      Querida Kelly,
      Realmente para quem sofre com cólicas, a pílula pode ser uma importante aliada. “É um excelente tratamento. Cerca de 80% das pacientes melhoram”, afirma Luciano Pompei. Alguns anticoncepcionais auxiliam, inclusive, no combate à tensão pré-menstrual. Para isso, conforme Pompei, é importante que eles tenham o componente Drospirerona, que provoca uma ação diurética leve. Qunto a pele, as pílulas comuns são compostas por estrogênio e progestagênio e, em geral, ajudam a melhorar a oleosidade da pele uma vez que elas diminuem os níveis de testosterona no organismo (hormônio que estimula as glândulas sebáceas e provoca cravos e espinhas. E com realção ao seu crescimento, não se preocupe, um dos grandes mitos envolvendo os anticoncepcionais é de que eles poderiam afetar o crescimento. Porém as pessoas têm essa sensação porque após a menstruação as meninas crescem muito pouco (de 5 a 7 cm até os 21 anos em média) mas este desenvolvimento não tem relação ao uso da pílula pois a quantidade de homônio é muito pequena e não existem estudos que comprovem essa relação com o crescimento. Caso ainda restem dúvidas estamos aqui para ajuda-la!

      Atenciosamente,
      Dra. Hortência Regina
      Farmacêutica – Loja São José
      Fone:84-32340660

  29. 50 jussara maria rocha
    23 de abril de 2011 às 1:30 AM

    minha filha tomou adoless por 2 anos e se adaptou muito bem.Foi ao gineco e comentou que a pele estava um pouco oleosa e a mesma mudou a medicação para yasmin.mais ou menos no meio da cartela ela começou a ficar deprimida,um pouco agressiva.Observamos também que ela engordou.Ela tomou só uma cartela e menstruou ontem.Será que ela pode voltar a tomar adoless?

    • 26 de abril de 2011 às 1:14 AM

      Boa noite!

      Jussara,

      O Yasmin é um anticoncepcional muito bom que melhora sintomas depressivos e reduz a retenção de líquidos. Recomenda-se que aguarde 3 meses para se obter uma estabilização dos efeitos no organismo porém se vocês acham que está insuportável nada a impede de voltar para o Adoless assim que for para recomeçar a nova cartela.
      Veja também a possibilidade de conversar com o Gineco para um possível uso de um anticoncepcional que contenha Ciproterona pois é uma outra escolha para redução de acne e oleosidade da pele. Entre eles está o Diane e o Diclin.

      Espero que dê certo!

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  30. 52 Maria Fernanda
    4 de maio de 2011 às 10:42 AM

    Olá,
    Gostaria de saber se tem existe algum problema em não tomar o anticoncepcional todos os dias no mesmo horário, rigorasamente?
    Eu tomo o remédio sempre ao acordar, porque sempre acordava no mesmo horário, mas de uns tempos pra cá tenho acordado em horários diferentes e tô tomando o anticoncepcional quando acordo, tipo: antes acordava sempre 7:00 da manha e tomava, agora às vezes acordo às 8:00 ou 9:00. Corro algum risco dessa forma?

    • 11 de julho de 2011 às 10:04 PM

      Boa noite!

      Existe sim risco de não tomar a pílula no mesmo horário todos os dias, ainda mais se ela for composta apenas por progestogênios que não inibem totalmente a ovulação e somente alteram as condições do organismo feminino favoráveis à fecundação. Nesses casos qualquer diferença de horário pode comprometer o efeito anticoncepcional.
      O ideal é que se tenha o hábito de tomar sempre no mesmo horário até para não esquecer.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  31. 54 Ana
    12 de maio de 2011 às 12:56 AM

    Olá, tenho 18 anos e namoro, estou pensando em começar a tomar pilula, porem não queria engordar, quando engordo um quilo já fico depressiva, qual seria a melhor pilula para o meu caso?

    • 11 de julho de 2011 às 10:08 PM

      Boa noite!

      O ideal é avaliar a necessidade de realmente usar a pílula, veja primeiro se não seria melhor o uso de preservativos.
      Em último caso você pode procurar um ginecologista e ver com ele a possibilidade de tomar alguma das pílulas de baixíssima dosagem devido a sua idade para que não haja nenhum problema com a fase final de seu desenvolvimento.
      Alguns exemplos são o Adoless ou Mínima.
      Lembrando que existem exames médicos que devem ser realizados antes de iniciar-se o tratamento com anticoncepcionais.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  32. 16 de junho de 2011 às 10:27 PM

    Olá… a dois meses começei a tomar por conta propria o YAZ pq em setembro vou casar e queria ver como meu organismo acostumava com anticoncepcional, Quase morri de dor nos seios colicas muito forte sem contar que fiquei mesntruando por quase 15 dias. ai parei no mes passado e nesse começei a tomar ADOLESS e ate agora 7 dias tomando não senti nada ( incrivel)…rs. tenho ginico/ dia 24 . Mais a minha duvida é? esse é um bom remedio para não engravidar nem engordar? pq li todos os comentario e a maiorias se preocupou muito com a pele. e vi nas suas respostas que ele tem baixissima dozagem, só que não deixa engravidar né?

    • 11 de julho de 2011 às 10:12 PM

      Boa noite!

      Exatamente. O Adoless tem baixíssima dosagem mas mesmo assim inibe a ovulação exercendo muito bem seu efeito anticoncepcional, desde que tomado corretamente.
      Esse é sim um bom remédio para não engravidar e causa pouca retenção hidríca e pouco ganho de peso.
      Fique tranquila.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  33. 26 de julho de 2011 às 2:36 PM

    Olá, qualdo comecei a ter relações, ano passado, minha médica passou Tamisa 20. Só que logo no primeiro mês eu inxei muito, meus peitos inxaram e eu sentia muito enjoo, daí parei, pois eu sempre fui gorda demais e emagreci muito, mas tenho muita facilidade de engordar ainda.. Acabei o namoro e tal, agora estou namorando de novo esse ano e comecei a tomar Adoless onte.. será que esse vai me prejudicar tbm? o Tamisa 20 mesmo sendo fraco segundo a médica foi uma bomba no meu organismo.. Estou com 18 anos. E ele exerce bem a questão de proteção? Uma dúvida: depois de quantos meses de anti se pode ter relações mais despreocupadas?

    • 28 de julho de 2011 às 1:49 PM

      Bom dia!

      Provavelmente o Adoless vai apresentar menos reações indesejáveis já que tem dosagem de estrogênio mais baixa que o Tamisa 20.
      Todos exercem bem seu papel anticoncepcional desde que tomados da maneira correta.
      Teoricamente você inicia o tratamento com anticoncepcional oral no 1º dia da menstruação, ou seja, você já passou do seu periodo fértil e ele só vai ocorrer daqui a 14 dias. Dessa forma não tem como você engravidar e quando se passarem os 14 dias o medicamento já vai estar inibindo sua ovulação impedindo-a de engravidar. Mesmo na pausa de 7 dias que geralmente é dada você ainda está protegida pois esse intervalo não permite que você ovule.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  34. 29 de julho de 2011 às 3:37 PM

    Na caixa do adoless diz pra nao dar pausa de sete dias, começa a outra cartela assim que acaba… E esqueci de perguntar isso a médica, pois no Tamisa 20 ficava esses 7 dias sem tomar.. A minha prima ta usando tbm e a medica dela falou que iniciava a outra cartela direto mesmo… É desse jeito?

    • 2 de agosto de 2011 às 10:20 AM

      Bom dia!

      Realmente o Adoless não necessita de pausa de 7 dias mas se você observar ele contém 28 comprimidos, diferente dos outros que tem 21. Esses últimos 7 comprimidos são inertes ( não contém medicamento algum ) e isso é uma opção do laboratório que tem a intenção de criar o hábito da tomada do comprimido sem intervalo e para isso usa esse artifício de comprimidos sem medicamento.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  35. 62 lai
    30 de julho de 2011 às 4:02 PM

    ola, tenho 20 anos, me casei a pouco tempo e n pretendo engravidar no momento , a minha ginecologista passou o anticoncepicional adoless( estou na segunda cartela), mais com adoless começei a ficar enjoadar , e meu seios ficaram maiores…e fiquei preocupada temb… pq o adoless tem a dosagem minima…tenho medo de engravidarr..
    mais eu tomo o adoless na hora certinhaaa…sera que tem alguma possibilidade de engravidarr???
    e tmb queria saber se tem outro anticoncepcional que n aumente o seios e que eu n enjoe muito…e tmb eu so magrinha..e queria engorda um pouco. qual o anticoncepcional seria melhor? e com o adoless as colicas sumiram, que era horrivel para me, pois eu tinha muita colica.

    obrigada!

    • 2 de agosto de 2011 às 10:25 AM

      Bom dia!

      Quanto ao engravidar não tenha medo pois ele é seguro e quanto aos enjôos e seios inchados você deve aguardar pelo menos o uso de 4 cartelas para ver se esses sintomas indesejáveis diminuem, que é o que geralmente acontece, porém se após esse período isso permanecer você deve ver com sua Ginecologista outra alternativa.
      Um ponto positivo no seu caso é o desaparecimento das cólicas. Nenhum anticoncepcional é perfeito, você deve procurar algum que tenha sintomas que a incomodem menos.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  36. 64 Shirley
    11 de agosto de 2011 às 5:08 PM

    Olá tenho 16 anos e devido a alguns problemas que tenho com o período menstrual pois passo bastante mal a ginecologista me indicou Adoless e eu gostaria de saber se ele engorda ou aumenta as espinhas e a oleosidade capilar com muitas pessoas falam por aí…
    Desde já agradeço…

    • 17 de agosto de 2011 às 12:53 PM

      Bom dia!

      O anticoncepcional oral que o seu médico prescreveu para você é ideal para meninas da sua idade e vai diminuir esse mal estar relatado além de não causar tanta retenção hídrica quanto outros existentes no mercado. Dessa forma ele não vai te engordar e nem aumentar espinhas. Pode fazer o tratamento sem medo que os resultados vão aparecer.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  37. 66 Ana Carolina
    18 de agosto de 2011 às 1:46 AM

    Por favor, tenho uma dúvida. Não tenho cisto, nem endometriose, meus exames são todos normais mas mesmo assim sinto cólicas menstruais horrorosas de ficar de cama até vir tipo borra de café. Nenhum anticoncepcional cortou a minha cólica como acontece com a maioria. Por favor, opine. Obrigada.

    • 18 de agosto de 2011 às 12:49 PM

      Bom dia! Ana Carolina,

      Diante de casos onde os sintomas de cólicas são intensos e não diminuem com o uso dos anticoncepcionais orais o melhor a fazer é conversar com o seu ginecologista para ver a possibilidade de suspender a menstruação. Existem muitos mitos a cerca desse assunto mas nesses casos é o ideal pois evitaria que você passasse por esses processos dolorosos. Contudo o acompanhamento ginecológico para quem opta por essa interrupção deve ser mais frequente. Sobre os medicamentos usados para esse efeito existem vários no mercado que tem apresentação específica para facilitar essa ação.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Ponta Negra

  38. 19 de agosto de 2011 às 3:45 AM

    Olá. Não sou exatamente hipertensa, minha pressão é 13 por 9. Estava tomando Minesse mas a minha pressão aumentou e me deu dor de cabeça e na nuca, daí minha médica passou Elani Ciclo, que uso há 2 meses e desde então minha pressão ñ chega mais a 13, está sempre 11 por 7 ou até mesmo 10 por 7. É possível que Elani abaixe a pressão? Desde já obrigada.

    • 19 de agosto de 2011 às 12:22 PM

      Bom dia! Anna,

      A pressão alterada é um dos sintomas onde deve-se consultar um ginecologista antes de iniciar o tratamento com qualquer anticoncepcional oral. No seu caso provavelmente pelo fato do progestogênio do Elani ter efeito antimineralocorticóide, ao contrário do Minesse que tem efeito mineralocorticóide, ocorreu diminuição da retenção de líquidos o que influencia também na pressão arterial. Que bom que você conseguiu esse efeito e acabou resolvendo 2 problemas ao mesmo tempo.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  39. 19 de agosto de 2011 às 10:37 PM

    Olá!
    Comecei a tomar o anti a primeira cartela, tenho uma pergunta… : Se a menst nao descer no intervalo de 4 comprimidos (o meu é adoless, sao os comprimidos sem hormonio) eu começo a outra cartela normal:?

    • 22 de agosto de 2011 às 11:15 AM

      Bom dia!

      Sim, você começa a outra cartela.
      O sangramento deve ocorrer durante esses 4 dias mas independente disso você deve começar a nova cartela pois nos primeiros meses de uso pode ser que o sangramento demore um pouco a ocorrer, ou seja, ele pode ocorrer no início da nova cartela.
      O início da cartela seguinte independe do início do sangramento.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  40. 72 Anna
    22 de agosto de 2011 às 4:55 AM

    Oi. Boa noite, estou com uma dúvida em relação a spotting. È normal até a terceira cartela ou isso é outro mito? e se os spots persistirem depois da terceira cartela? spot na primeira ou na segunda cartela já é para se investigar ou é uma coisa normal? Obrigada.

    • 22 de agosto de 2011 às 11:26 AM

      Bom dia!

      O spotting é comum principalmente nos três primeiros meses mas pode sim acontecer depois disso. Isso se deve à característica do anticoncepcional oral que na maioria dos casos é de baixa ou baixíssima dose de Estrogênio. O estrogênio é responsável pela manutenção do endométrio, entre outras coisas, e essa baixa dose causa esses pequenos sangramentos.
      Geralmente recomenda-se a troca do anticoncepcional oral quando o spotting persiste após o terceiro mês e isso incomoda a paciente pois não quer dizer que seja falha ou esteja desprotegida. É mais uma questão de incômodo pessoal.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  41. 74 Sayuri
    26 de agosto de 2011 às 11:25 PM

    VOLTEIIIIII!!!!! Depois de um ano e1/2 tomando Adoless, vocês me tiraram um dúvida na época, e agora tenho outra:

    Gostaria de saber qual a diferença entre ADOLESS E TANTIN, pois li na composição alguns outros itens que NÃO VI no ADOLESS.

    Eu não conhecia o TANTIN, tomo ADOLESS e na época a ginecologista disse que ele era o mais fraco no mercado, agora o TANTIN tem a mesma composição.
    E,
    Em alguns sites sobre gineco, os autores afirmam que os médicos indicam tantin para pessoas “ansiosas”, gostaria de saber por quê disso? Isso é verdade?O que têm de diferente no TANTIN??

    • 29 de agosto de 2011 às 10:50 AM

      Bom dia!

      O Tantin tem a mesma composição do Adoless e consequentemente terá os mesmos efeitos colaterais.
      Desconheço essas propriedades específicas contra ansiedade.
      Existem outros progestogênios que atuam melhor nessa questão.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Ponta Negra

  42. 76 Sayuri
    29 de agosto de 2011 às 9:12 PM

    Obrigada Larissa,
    Mais uma pergunta:
    - E se eu quiser mudar do Adoless para o Tantin, (por ter a mesma composição) posso esperar terminar o Adoless, e começar com Tantin sem usar preservativo? Estarei segura como se estivesse dando continuidade ao Adoless??
    Mil vezes obrigada.
    beijos

    • 30 de agosto de 2011 às 12:33 PM

      Bom dia!

      A composição é a mesma porém é de outro fabricante então a recomendação é que você inicie assim que terminar a cartela do Adoless porém por precaução deve usar método de barreira ( preservativo) pelo menos no 1º mês.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  43. 78 Ana Carolina
    1 de setembro de 2011 às 4:04 AM

    Boa noite. Tenho uma dúvida parecida com a da Sauyri. È o seguinte: pílulas com a mesma fórmula, como por exemplo Diclin e Diane, Yasmin e Elani Ciclo, mas com fabricantes diferentes têm alguma influência no que diz respeitos aos efeitos colaterais? sendo a mesma dosagem, tem diferença entre uma e outra por serem de fabricantes diferentes? Obrigada.

  44. 79 Ana Carolina
    1 de setembro de 2011 às 4:09 AM

    Digo isso porque eu Terminei uma cartela de Elani e iniciei uma de Yasmin porque não consegui comprar Elani Ciclo.Mas eu dei pausa. Yasmin me dá dor no seio e insonia e já Elani Ciclo não me dá nada. Por que será, se é a mesma composição e o mesmo progestenio, iguaizinhos? Obrigada novamente.

    • 5 de setembro de 2011 às 11:32 AM

      Bom dia!

      Mesmo sendo a mesma composição e dosagem podem haver excipientes (substâncias incluidadas na preparação dos comprimidos) diferentes que podem causar algum efeito diferente porém muito pouco. Mas como a orientação é que a cada troca de medicamento ou fabricante use método de barreira por 1 mês é preferível que não se troque de medicamento. Se está se dando bem com um medicamento procure não trocar.

      Larissa Cyale

  45. 81 Marlene
    3 de setembro de 2011 às 12:47 AM

    Doutora, por favor, tenho uma dúvida em relação a engordar/ emagrecer das pílulas. é o progestenio que determina os efeitos? obrigada e bom fim de semana.

    • 5 de setembro de 2011 às 11:41 AM

      Bom dia!

      A questão de “engordar” está ligada ao efeito androgênico do progestogênio que de acordo com sua característica individual ocasiona mais ou menos retenção hídrica. Já emagrecer está mais ligado ao estrogênio que de acordo com a dose pode ocasionar efeitos gástricos como enjôos e vômitos.
      Lembrando que isso pode variar de acordo com cada organismo então o que aconteceu com uma amiga sua pode não acontecer com você e vice-versa.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  46. 83 nayra
    6 de setembro de 2011 às 11:30 PM

    Tenho(hirsutismo) excesso de pelo minha medica me indicou o Belara, tomo a 6 meses e nao vi resultado.continuo com ele ou troco??? por qual?

    видеорегистраторы украина

  47. 85 Ana Carolina
    7 de setembro de 2011 às 5:09 AM

    Boa noite, doutora. Obrigada por me responder minha dúvidas em relação ao fabricante. Agora tenho uma que está me deixando preocupada. Com o Elani desde a primeira cartela eu não menstruo e eu tomo o de 21 com pausa mas não desce desde a primeira cartela.Com o Yasmin eu menstruei dois dias..Por isso eu pergunto, por favor.è normal o Elani Ciclo com pausa suspender a menstruação desde o primeiro mês? seria interessante ficar com o Yasmin? faz mal ñ descer na pausa? opine por favor, estou preocupada.Obrigada novamente.

    • 9 de setembro de 2011 às 12:58 PM

      Bom dia!

      A menstruação tem sim que ocorrer durante a pausa ou logo no início da segunda cartela. Não é normal o Elani ciclo suspender a menstruação.
      Acho que primeiramente você deve procurar sua ginecologista e provavelmente ela vai pedir um teste de gravidez para dispensar essa possibilidade. Somente após isso ela tomará alguma escolha de outro anticoncepcional.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  48. 87 kay
    9 de setembro de 2011 às 4:22 PM

    tomei a pirula de adoless do dia errado, era do dia seguinte e eu tomei no anterior, posso tomar o de ontem hoje? estou confuusa, me ajuude! :s bjos

  49. 9 de setembro de 2011 às 10:26 PM

    Olá,comecei a tomar o Adoless mês passado, já estou na ultima semana desse 2° mês e desde o começo desta semana eu acho estou com um tipo de corrimento marrom,mais grosso,sem ser ma cheiroso.. Nao tive nenhum efeito colateral aparente do AC;;; o que pode ser isso, do uso do AC?

    • 14 de setembro de 2011 às 12:54 PM

      Bom dia!

      Pode ser sim mas o ideal é fazer um exame com a ginecologista para ver a necessidade de usar algum medicamento pois só o fato de não ter mau cheiro não quer dizer que não tem que tratar.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  50. 91 Lívia
    10 de setembro de 2011 às 2:40 AM

    Olá.
    Eu sempre tive muitas cólicas e um fluxo intenso com muitos coagulos grandes. A minha GO passou Minesse, mas fiquei deprimida com ele, então ela trocou por Diane e eu me dei muito bem com ele, estou usando há quase dois anos. Mas o meu fluxo está bem mais fraco. Muitas vezes eu uso carefree por ser tão escasso.E não tem mais coágulos. Isso também aconteceu com Minesse, um fluxo bem fraco e sem coágulos. faz mal ficar tendo fluxo muito escasso? obrigada.

    • 14 de setembro de 2011 às 12:57 PM

      Bom dia!

      Mal nenhum! Às vezes o médico prescreve um anticoncepcional com o intuito de diminuir o fluxo e os coágulos. A tendência com o uso contínuo é essa diminuição mesmo. Fique tranquila.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  51. 93 Ana Carolina
    10 de setembro de 2011 às 3:39 AM

    Boa noite, doutora Larissa. Obrigada por responder a minha dúvida sobre pausa . é que qdo eu dou pausa do Elani Ciclo vem tipo spot e ñ um sangramento mesmo. é só spot na pausa. durante a cartela eu ñ tenho spot. Com yasmin o sangramento fica mais parecido com uma menstruação mesmo, fica mais forte. Faz mal esse spot na pausa ? ou seria mais interessante voltar p/o Yasmin? o que a senhora acha? muito obrigada outra vez.Desejo uma ótima semana à senhora.

    • 14 de setembro de 2011 às 1:03 PM

      Bom dia!

      Ana, com o uso contínuo de qualquer anticoncepcional a tendência é que haja diminuição do fluxo menstrual. O Elani e o Yasmin geralmente não causam spots.
      Acho que o que você está percebendo é essa diminuição do fluxo e não spot. Pode continuar com o Elani sem problemas.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  52. 95 Valéria
    25 de setembro de 2011 às 3:19 AM

    Olá, primeiramente gostaria de agradecer os esclarecimentos dados por meio deste blog, aposto q tem ajudado mtas mulheres. Bom, eu estava usando adoless e estava mto feliz com ele, sem inchaços e dormência nas pernas, até q passei a ter mtas dores de cabeça. Falei para meu ginecologista e ele me receitou o Qlaira por conter estrogênio natural e consequentemente menos efeitos colaterais. Como ele é um medicamento recente, gostaria de saber melhor a respeito já q tenho mta sensibilidade ao uso de pílulas. O q acham? O Qlaira realmente tem mais vantagens? Li na internet q ele é mais indicado para mulheres com fluxo menstrual intenso, e q com algum tempo de uso não aparece nenhum sinal de menstruação. Como saber se estamos gravidas ou não? Obrigada

    • 27 de setembro de 2011 às 4:26 PM

      Boa tarde!
      O Qlaira é composto de valerato de estradiol ( componente idêntico ao estrogênio produzido pelo organismo da mulher ) mas não por isso pode ser usado por qualquer uma. Sempre deve ter orientação médica. O progestogênio presente nele é o dienogeste que também tem características semelhantes à progesterona.
      Qlaira pode ser usado por períodos prolongados e possibilita um bom controle do ciclo menstrual, diminui a incidência de cólicas, diminui a ocorrência de cistos ovarianos e endometriose, além de reduzir o risco de alguns tipos de câncer como o de útero.
      É composto por 28 comprimidos que são tomados sem interrupção e a menstruação surge durante a tomada dos 2 últimos comprimidos ( brancos ) . Com o uso contínuo realmente a menstruação desaparece mas estando tomando os comprimidos de forma correta você garante que está protegida contra gravidez.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  53. 97 Ana Carolina
    27 de setembro de 2011 às 11:40 PM

    Boa noite,Doutora Larissa.Primeiro, muito obrigada ter tirado todas as minhas dúvidas. Tenho outra dúvida: O dienogeste é uma progestina com efeito minéralocorticóide? tem efeito androgênico? pode ser usado por quem tem tendencia ao inxaço e ganho de peso? .Tenho ouvido falar no Qlaria que a Valéria mencionou, pesquisei preços, é o mesmo da drospirenona, mas tenho essa preocupação a esse respeito de ganho de peso e inchaço.O Elani Ciclo ñ me causa efeitos colaterais mas continuo com cólicas por isso estou pesquisando e estudando a possibilidade de mudar p/Qlaria e ñ tenho condições de ir ao médico porb enquanto.Muito obrigada mais uma vez.

    • 28 de setembro de 2011 às 11:32 AM

      Bom dia!

      Com certeza o Qlaira vai melhorar a questão das cólicas que você ainda está sentindo e vai diminuir o seu fluxo menstrual mas o progestogênio presente nele não é como a drospirenona e pode ocasionar leve inchaço e retenção de líquido. Mas acho que você deveria experimentar.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  54. 99 Meyre
    29 de setembro de 2011 às 6:00 PM

    Olá Drª.

    Por 3 anos tomei Nordette mas nos ultimos meses ele me causou muito enjoos, muitas acnes (rosto, costas e ombros) e inchei muito, muito mesmo, sem falar que tenho ovpolicisticos. Meu G.O. me prescreveu Tamisa 20.
    >quais sao os beneficios e os maleficios dessa pilula?
    >Será que pode melhorar o inchaço e as acnes?
    Eu queria muito tomar Elani ciclo mas ele preferiu Tamisa, esse melhorará esses sintomas que tinha tomando o Nordette? Muito obrigada desde ja

    • 5 de outubro de 2011 às 11:32 AM

      Bom dia!

      Com certeza será melhor pois reduzirá o inchaço e os enjôos. Vai contribuir para a melhora da acne também. Ela contém uma dose menor de estrogênio.
      Os malefícios dessa pílula são comuns a todos os outros e devem ser observados com o uso durante 3 meses.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  55. 101 Meyre
    1 de outubro de 2011 às 6:27 PM

    OPS: esqueci de perguntar se posso tomar o tamisa 20 continuamente, ou seja sem dar intervalos? Fico muito grata

    • 5 de outubro de 2011 às 11:34 AM

      Bom dia!

      Pode sim tomar sem intervalos e dessa forma não haverá menstruação porém você deve tornar mais frequentes suas visitas ao ginecologista para fazer os exames preventivos e de rotina.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  56. 103 gisele
    7 de outubro de 2011 às 2:35 PM

    ola, parabens pelo excelente site e disposiçao em responder as nossas duvidas.
    a minha é que nao estou tomando no momento nenhum comprimido e nao sei qual tomar. ano passado minha medica receitou o primera 30. usei um tempo e parei, troquei pelo adoless, mas tiv spots, o que incomoda mto.
    lendo a materia, fiquei em duvida entre tomar o elani, o primera 30, o adoless, o minima, e o Qlaira. na verdade odeio menstruar e li q o Qlaira suspende a menstruação. é verdade isso? nao faz mal para o corpo? quanto ao elani, se ele eh a mesma composiçao do yasmin ele tb nao faz mal para o organismo, pois ja li materias ond dizia isso..
    quero tomar um comprimido, que, de preferencia, nao engorde, nao inche, tire a oleosidade, e melhore a pele, ou ate mesmo emagreça , rsrs (ou seja, um milagre..rsrss).
    ou que alem disso, suspenda a menstruaçao. tenho 26 anos. podem me indicar algum? obrigada.

    • 7 de outubro de 2011 às 4:43 PM

      Bom dia!

      Pelo que vejo você vem acompanhando nossas discussões sobre o assunto mas vendo suas necessidades e desejos acho que no momento o Qlaira é o que mais vai se aproximar do que você quer. E quanto ao fato da não menstruação que você perguntou continuo afirmando que não faz mal. O Qlaira vai diminuindo o fluxo até ele desaparecer completamente.
      Nós mulheres temos o direito de não menstruar porém o nosso dever nesses casos é estar sempre frequentando o consultório do nosso ginecologista para exames de rotina.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  57. 105 Caroline
    10 de outubro de 2011 às 3:46 AM

    bom dia.Estou preocupadíssima. por favor me ajude, doutora. È o seguinte: fui diagnosticada com endometriose e a doutora passou o Cerazette, mas não deu certo porque senti dores de cabeça horríveis,cólicas e fiquei toda desregulada.Depois, eu falei com ela e então me passou Minipil, que também me desregulou toda e tive mta cólica e dor de cabeça .Agora ela me passou Elani 28 também sem paragem, mas estou com medo de ficar desregulada mais ainda.Detesto ficar desregulada porque a cólica me pega desprevinida.Antes desse diagnóstico eu usei duas pílulas diferentes mas de paragem que foram Neovlar, que me dava mta dor de cabeça,me inchava mto, minhas pernas ficavam pesadas e me dava cólica no período mas eu ficava mto regulada . A outra foi a Yasmin que era maravilhosa, não inchava,não dava dor de cabeça, não tinha nenhum efeito colateral e me deixava reguladíssima. Só as cólicas no período que eram horríveis. As pílulas com paragem podem ajudar no tratamento da endometriose? muito obrigada desde agora .

    • 10 de outubro de 2011 às 10:26 AM

      Bom dia!

      Com certeza o uso do Elani28 sem intervalos vai te ajudar muito pois além de tratar a endometriose ele vai te ajudar a não ter essas cólicas que estão te incomodando já que ele suspende a menstruação.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  58. 107 Rafaela
    11 de outubro de 2011 às 12:22 AM

    Boa noite! adorei esse site…. acho que nós mulheres estávamos precisando de algo assim, rs. Bom tenho duas perguntas:

    1- Tenho 23 anos e tomo ADOLESS desde os 17, sempre escuto pessoas dizendo que esse medicamento dá “spots” ( apesar de nunca ter acontecido cmg), não tive nenhum efeito colateral ( como enjoos, ganho de peso e outras coisas) Gostaria de saber se há algum problema em continuar tomando o mesmo remédio por tanto tempo seguido, eu sou extremamente cuidadosa e rigorosa com os horários e nunca esqueço de tomar.

    2- Ganhei várias amostras grátis de um medicamento chamado TANTIN, verifiquei que ele possui a mesma formula que o ADOLESS, gostaria de saber se tem algum problema em substituir a medicação sem ser necessário o uso de outro método -sem que haja risco de engravidar. Gostaria de saber também se há algum problema em utilizar medicamento que está próximo da data de vencimento ( 1 ou dois meses para vencer) e se isso pode influenciar na eficácia

    • 13 de outubro de 2011 às 10:54 AM

      Bom dia!

      Quanto a primeira pergunta não há problema nenhum em tomar o mesmo anticoncepcional durante muito tempo principalmente se você está adaptada a ele.
      Sempre que trocamos de anticoncepcional, mesmo que seja a mesma composição porém de outro laboratório, é recomendado que seja usado método de barreira como camisinha por 1 mês. Quanto à data de validade deve-se respeitar o recomendado pelo fabricante então se ele ainda vai vencer pode ser usado sim desde que a caixa acabe antes da data do vencimento. Até aí a eficácia está garantida pelo fabricante mas claro que existe uma margem de segurança porém devemos usar somente até o vencimento.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  59. 109 Ana Carolina
    11 de outubro de 2011 às 1:49 AM

    Boa noite. Novamente muito obrigada pelo site e por ser tão atenciosa e amável conosco, Doutora Larissa. Ao contrário da Caroline aí em cima, eu não tenho endometriose e tenho todos os meus exames normais mas tenho muitas cólicas de ficar de cama 1 semana.E também tenho uma dúvida em relação ao Elani 28: ele costuma engordar? esse é o meu único receio em relação a essa pílula, pois tenho muita facilidade de ganhar peso e só vou poder ir ao gine em dezembro. Obrigada novamente.

    • 13 de outubro de 2011 às 11:17 AM

      Bom dia!

      Engordar é uma questão complicada. A maioria dos anticoncepcionais ocasiona retenção de líquidos devido ao efeito mineralocorticóide referente aos hormônios presentes neles.
      Como sempre digo aqui alguns tem menor efeito mineralocorticóide e até efeito antimineralocorticóide como a Drospirenona que é derivada da Espironolactona e não causa retenção de líquidos( pelo contrário diminui ), evita cólicas, inchaço e melhora sintomas emocionais como irritabilidade e depressão, além da atuação na melhora da pele com acne e oleosidade capilar.
      Os benefícios do Elani28 para quem tem muitas cólicas ou TPM são superiores pois ele suspende a menstruação devido ao seu uso contínuo.
      Com certeza para evitar “engordar” com o uso de qualquer anticoncepcional deve-se manter uma dieta saudável aliada com exercícios físicos regulares. Mas fique tranquila pois a Drospirenona Presente nesse anticoncepcional é uma das melhores substâncias nesse ponto.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  60. 112 Rosângela
    11 de outubro de 2011 às 1:55 PM

    Bom dia, gostaria de eslarecer algumas duvidas. Tomei Belara por uns 6 meses, no começo gostei mt pq nao tive reduçao da libido como tive com outros anti, porem sentia mt sono e fiquei mt deprimida, minha pele q nas primeiras cartelas tinha melhorado começou a ficar mt oleosa, meu abdomem aumentou tb. Entao fui ao gine e ele me receitou selene, tomei só 2 cartelas por me dar mt dor de estomago, entao troquei por conta propria pelo yasmim, estou no fim da 3ª cartela mas estou mt inxada e minha pele nao melhorou. Será q o Belara desregulou algum hormonio e agora nao volta ao normal??

    Desde já obgd!

    • 13 de outubro de 2011 às 11:26 AM

      Bom dia!

      Pouco provável que isso tenha acontecido devido especificamente ao Belara. O Yasmin é um anticoncepcional muito bom e deve melhorar esses sintomas que você está relatando porém como foi usado em substituição a outro deve-se esperar pelo menos 3 meses para que possamos tirar conclusões e recomendar a troca por outro.
      Use mais 1 mês e se esses sintomas não desaparecerem aí você procura um Ginecologista e solicita os exames sanguíneos com dosagens hormonais para ver se está tudo ok.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  61. 115 Gisele
    13 de outubro de 2011 às 2:02 PM

    obrigada pela resposta.
    no entanto, li a bula do Qlaira e me assustei com tantas reaçoes possiveis!!! estou com medo d tomar.
    o q vcs acham, fala ateh em avc!!
    vou tentar entrar em contato com a minha medica. obgada.

    • 116 Ana Carolina
      14 de outubro de 2011 às 2:40 AM

      Oi. gisele. Eu sou a Ana Carolina. Tb estava pensando em tomar por causa de cólicas ,mas eu tenho tendência a ganhar peso mto fácil. E ele engorda. Avc qualquer pílula facilita. Qualquer uma.Mas se vc quer suspender a menstruação tem que falar com a sua médica. Boa sorte p/vc.

      • 14 de outubro de 2011 às 5:05 PM

        Boa tarde!

        Muito bem Ana!
        Sempre que se deseja suspender a menstruação é aconselhável que intensifiquem as visitas ao ginecologista para exames de rotina e o médico deve estar sabendo dos medicamentos que você faz uso.

        Larissa Cyale
        Farmacêutica Amadeus

    • 14 de outubro de 2011 às 5:01 PM

      Boa tarde!

      Com certeza existem efeitos adversos por isso sempre recomendamos que não tomem medicamentos sem o conhecimento de seu médico, isso também se aplica aos anticoncepcionais.
      Porém não se assuste pois esses efeitos são comuns à maioria deles. O que devem ser feitos são exames médicos para ver se o uso não é contra-indicado no seu caso.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  62. 120 Ana Carolina
    15 de outubro de 2011 às 6:25 AM

    Doutora Larissa, oi, tudo bom? a minha dúvida em relação a engordar com Elani 28 é por ser sem pausa. O Elani Ciclo e o Yasmin ñ me engordaram mas tem pausa.Por isso a minha dúvida: ser de uso contínuo teria um outro efeito? Elani Ciclo sem pausa poderia me fazer engordar? Nos 21 dias da cartela fico ótima, sem nenhum efeito colateral, mas o meu grande medo é que a pílula mesmo que com Drospirenona se for usada de forma contínua venha a engordar. Muito obrigada novamente.

  63. 122 Bruna Santos
    18 de outubro de 2011 às 10:39 AM

    Olá, essa semana fui ao ginecologista e ele me receito o Adoless como anticoncepcional e disse que devo inicia-lo o proximo primeiro dia de menstruação. Gostaria de saber se ao iniciar o medicamento a menstruação vai parar no dia? e também se o Adoless é um bom métido contraceptivo? Obrigado!

    • 18 de outubro de 2011 às 1:56 PM

      Bom dia!

      O dia para iniciar esse anticoncepcional é o primeiro dia do ciclo que é exatamente o primeiro dia da mesntruação ( 1º dia de sangramento).
      Ao iniciar esse tratamento a menstruação não vai parar ; pode ocorrer diminuição do fluxo ou da quantidade de dias que você ficava menstruada mas parar não.
      Esse é sim um bom método anticoncepcional e ainda mais que você está em acompanhamento com ginecologista.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  64. 124 Pétala
    26 de outubro de 2011 às 10:56 PM

    Olá drª primeiramente quero parabeniza-la pelo blog, muito esclarecedor. Tenho algumas dúvidas que até se assemelham com as aqui tratadas, mas meu caso é um pouquinho diferente.

    Tomei por 2 anos Cyclofemina. Usei pq não me dava enjoo como todos os AC orais que usei e diminuiu meu fluxo e as cólicas. Só que desde a primeira injeção eu tive muitas dores na região do baixo ventre, mas resolvi continuar pq achei que com o tempo essas dores sumiriam. Entretanto, além disso comecei a ter dores nas costas, mas não sei se pode ter ou não relação com a injeção. No fim das contas perdi a receita e não pude mais usar o medicamento e fiquei um bom tempo (acho que 1 ano) sem usar e então voltei ao gineco. Desta vez fui diagnosticada novamente com ovários micropolicisticos e devido ao excesso de acne o médico me receitou o Selene. Nos 4 comp que consegui tomar eu fiquei 4 noites sem dormir e sem sair de casa por causa dos fortíssimos enjoos, vômito e diarréia. Não conseguia me alimentar direito e até tomar água foi dificil. Conclusão, parei de tomar e em poucos dias estava totalmente recuperada. O meu gineco me recomendou tentar AC oral pra combater a acne.

    Então resolvi colocar no papel todos os que eu já experimentei, compara-los e pesquisar na net outros tipos. Depois de muita pesquisa compreendi que o estrogênio é o causador dos enjoos. Pensei em experimentar o Yaz por ter uma dosagem baixa de etinilestradiol, pois não tenho como voltar no meu médico agora pq o SUS está em greve aqui na minha cidade e resolvi postar minha dúvida pra saber qual sua opinião. Devo experimentar outro medicamento ou esperar o fim da greve?

    Desde já obrigada!

    • 31 de outubro de 2011 às 11:10 AM

      Bom dia!

      Realmente esses efeitos indesejados que você relatou tem relação com o estrogênio e o Selene tem uma dosagem alta dele mas acredito que seu médico o prescreveu devido seu bom efeito no tratamento da acne graças à Ciproterona.
      Acho que você pode sim experimentar o Yaz mas assim que possível volte ao seu ginecologista.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  65. 126 MEYRE
    31 de outubro de 2011 às 3:52 PM

    OLÁ! ME AUXILIE POR FAVOR.
    COMECEI A TOMAR O TAMISA 20 E NO PRIMEIRO MÊS FOI SUPER TRANQUILO, NÃO SENTI NADA, SÓ QUE EMENDEI UMA CARTELA NA OUTRA, E AI PRONTO…MEU SOSSEGO ACABOU NO 4º DIA DA SEGUNDA CARTELA EMENDADA OCORREU UM SANGRAMENTO ESCAPE, SÓ QUE JÁ FAZ 15 DIAS E VEM ACOMPANHADO DE CÓLICA E IRRITABILIDADE, SONO EXCESSIVO, FALTA DE LIBIDO….ENFIM MUDEI COMPLETAMENTE DE UM MES PRA CÁ, POSSO DIZER QUE SÓ NAO ESTOU COM ACNES E NEM AUMENTEI O PESO MAS DE RESTO ESTOU PÉSSIMA É NORMAL? PODE ESSES SINTOMAS PARAR NO 3º MES? OU SERÁ MELHOR EU TROCAR POR OUTRO TIPO O (ELANI CICLO)? ESTOU NA METADE DA 2º CARTELA, FICO NO AGUARDO, E DESDE JÁ MUITISSSIMMMOO OBRIGADA.

  66. 128 Ana Carolina
    8 de novembro de 2011 às 9:43 PM

    oi. tudo bom? O que significa dizer que a acetato de ciproterona tem ação antiandrogênica? significa que não dá efeitos como aumento de peso e aparecimento de acnes e pelos no rosto? é indicado para quem tem problemas de ganho de peso, acnes e pelos no rosto? muito obrigada

    • 11 de novembro de 2011 às 1:07 PM

      Bom dia!

      Sim, a ciproterona tem efeito antiandrogênico e diminui a função exagerada das glândulas sebáceas melhorando sintomas como oleosidade excessiva, acne e pelos em excesso.
      Porém não impedem o ganho de peso pois ainda causam um pouco de retenção de líquidos e deve ser utilizado juntamente com uma dieta adequada, assim como todos os outros anticoncepcionais orais.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  67. 130 Ma
    18 de novembro de 2011 às 8:14 PM

    Boa tarde.
    Eu comecei a tomar contraceptivo Diclin devido a existência de ovários micro policísticos, após 2 anos de uso do contraceptivo tive uma disfunção hormonal, sangrei durante 3 meses, meu ginecologista trocou o hormônio para Gracial, sendo que na primeira semana tomei um coagulante cujo nome não me recordo e no primeiro mês do gracial tomei as pilulas dobradas, no segundo mês tomei normalmente e o sangramente cessou e a menstruação regulou. Estou tomando gracial há 4 anos, nos exames de ultrassom não constam mais os cistos ( há 2 anos), porém cerca de 1 ano, estou tendo pequenos sangramentos intermenstruais, o médico disse que são “spots”.
    Tomo o contraceptivo todos os dias no mesmo horário, os 22 comprimidos com pausa de 7 dias, sangro geralmente no terceiro dia da pausa durando +/- 5 dias.
    O médico que me atendia não está mais na minha cidade, tive que mudar.
    A dra. realizou os exames de rotina, estando todos ok. Com esses “spots” ela sugeriu mudar o contraceptivo do Gracial para o Mínima.
    A minha dúvida é se eu estou tendo sangramento com o Gracial, o Mínima por ser uma dosagem + baixa q o outro não ocorrerá mais frequência p/ os “spots”?, este é o melhor caminho p/ sanar estes sangramentos intermenstruais?
    Qual sua opinião diante do meu caso?
    Tenho 28 anos, nunca tive filhos, não tenho nenhuma doença pré-existente.
    Aguardo contato.
    Obrigada

    • 28 de novembro de 2011 às 10:24 AM

      Bom dia!

      Provavelmente os sangramentos intermestruais continuarão ocorrendo pois isso se deve principalmente a dosagem de estrogênio, que também é muito baixa no Mínima.
      Você pode conversar com sua médica para substituirem por um anticoncepcional que tenha pelo menos 20 mcg de estrogênio e que não seja bifásico como o gracial ( Ele tem variações de dosagens durante o ciclo ).
      Mas lembrando que esses spots são apenas incomodos mas não significa que você não está bem protregida. A eficácia não é alterada com isso.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

      • 132 Ma
        4 de dezembro de 2011 às 6:26 PM

        Em relação a proteção não tenho dúvidas, meu único receio é ficar aumentando a dosagem hormonal é ter consequências futuras como por exemplo dificuldade de engravidar, afinal de contas tenho 28 anos.
        Agradeço atenção e a dica, mês que vem tenho consulta marcado irei conversar com ela.
        Parabéns pelo blog.
        Boas festas

  68. 133 CRISTIANE BELL
    21 de novembro de 2011 às 1:39 AM

    ADOOOOOOOOREI AS RESPOSTAS DA LARISSA,CONTINUE SEMPRE ASSIM.
    AJUDANDO AS MULHERES A TIRAR TODAS AS DUVIDAS…
    OBRIGADA

  69. 134 Ana Carolina
    21 de novembro de 2011 às 10:57 PM

    eh mesmo, Cristiane. A dra Larissa eh maravilhosa.

  70. 27 de novembro de 2011 às 12:05 AM

    Olá! tomei por 4 meses Adoless, parei um mês e depois assim que desceu comecei a tomar, só que ainda ta to 6° comp. e meu namo gozou dentro achando que podia… Corro algum risco? tomo a PDS?? ou ja estava protegidapreciso de ajuda urgente!!

    • 28 de novembro de 2011 às 10:17 AM

      Bom dia!

      Corre risco sim. Apenas com 6 dias você ainda não está protegida pelo anticoncepcional. Tudo bem que se sua menstruação veio há 6 dias você provavelmente ainda não está ovulando mas por via das dúvidas é melhor tomar a pílula do dia seguinte urgente!

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  71. 14 de dezembro de 2011 às 3:32 PM

    Olá!
    Tenho tomado o Allestra a pelo menos 1 ano.
    E notei que desde que comecei a toma-lo engordei 10 kilos.
    Antes dele tomava o Adoless.
    Será que posso voltar a tomar o Adoless?
    Tenho 23 anos,e vi em algumas respostas,que ele tem baixa dosagem hormonal,sendo
    assim indicado para adolecentes,há algum problema se eu voltar a toma-lo?
    Aguardo contato
    Obrigada!

    • 15 de dezembro de 2011 às 10:30 AM

      Bom dia!

      O progestogênio presente no Adoless é o mesmo do Allestra o que vai mudar é a dosagem do estrogênio. O Allestra pode ser 20 ou 30 e o Adoless é 15mcg.
      Provavelmente não foi somente o anticoncepcional novo que te fez engordar todos esses quilos mas ele pode ter ajudado.
      Quanto a você voltar a tomar o Adoless não tem problema algum ; ele não é só para adolescentes.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  72. 139 Ana Carolina
    22 de dezembro de 2011 às 1:39 AM

    Oi. Dra Larissa passei aqui para te desejar um feliz natal e um ano novo com mta saúde e sucesso.Muito obrigada pelo seu blog e por sua ajuda nos momentos de dúvida e aflição que eu ñ tive ninguém para recorrer.

  73. 141 francielly
    23 de dezembro de 2011 às 10:31 AM

    ola, estou tomando o Qlaira, na segunda cartela. entre a primeira e a segunda nao houve menstruaçao, adorei, pois era esse o objetivo. no entanto, mesmo estando durante a cartela, estao ocorrendo spots, sera q isso vai parar ou vai ter spot sempre. isso eh muito incomodo. obrigada.

  74. 143 Claudia
    1 de janeiro de 2012 às 9:50 PM

    Olá, achei o post bem explicativo mas não sei onde fazer a minha pergunta . Esses ultimos dias senti um aumento de secreção vaginal leitoso um pouco grosso e tenho sentido que o cheiro está mais forte (cheiro que aparecia somente na época da ovulação, não sei explicar). Tomo o mínima faz 8 meses, mas por causa de possíveis reduções de efeito por interação medicamentosa gostaria de saber se anticoncepcionais podem interferir em testes de gravidez de farmácia?

  75. 144 Ana
    9 de janeiro de 2012 às 2:34 AM

    Dr. Larissa,
    Minha ginecologista me receitou o Adoless e tomei durante uns dois anos, mas sempre sofrendo com muita cólica e as vezes dor de cabeça. O pai de uma amiga, ginecologista, me disse para mudar para o Yaz que talvez melhorasse esses problemas (Minha ginecologista é super lotada, demoro cerca de 3 meses para marcar a consulta e acabei desistindo de ir e agora estou a procura de outro)
    O Yaz melhorou tudo isso, só que me deixa com mais TPM. Penso que é melhor ter TPM do que ter dor…
    A minha dúvida é a seguinte o fato de eu ter mudado de Adoless para Yaz, voltado para o Adoless e recomeçado com o Yaz interfere no efeito do anticoncepcional? Como por exemplo para evitar gravidez? Namoro há 3 anos e eu e meu namorado estamos preocupados com essas mudanças de proteção!

    Obrigada.

  76. 146 Juliane
    20 de janeiro de 2012 às 4:59 PM

    Boa Tarde!
    Tenho 25 e a 2 meses meu médico me receitou o Ginesse,estou tomando e talz,mas no decorrer dessas 2 cartelas venho me sentindo mal,como,dor de cabeça,dor nas pernas,dor de estomago,dor no corpo e inchaço e isso tá me encomodando bastante.
    Já marquei uma consulta pra relatar isso ao médico e verificar se há uma possivel troca,porque acho que não vou me adaptar com esse.
    Tenho uma retençao de liquido tremenda e com o anticoncepcional está aflorando muito isso.
    Se você fosse o médico e eu relatasse isso,qual anticoncepcional você me indicaria???
    Desde já agradeço.

    • 25 de janeiro de 2012 às 11:10 AM

      Bom dia!

      O anticoncepcionai ideal para cada uma de nós deve ser aquele que seja eficiente e nos cause menos efeitos colaterais indesejados. No seu caso como o seu problema principal parace ser a retenção hídrica uma boa opção seria um medicamento que contenha Drospirenona como o Yaz ou Yasmin pois vai ter bom efeito nesse ponto.
      Mas é assim mesmo, temos que ir trocando até encontrar um medicamento que não nos cause tantos efeitos colaterais.

      Larissa Cyale
      Farmacêutica Amadeus

  77. 148 Ana carolina
    4 de fevereiro de 2012 às 1:35 AM

    Oi tenho 18 anos comecei a tomar anticoncepcionais para regularizar minha menstruação.Estou tomando o triquilar a pouco tempo e ele está me dando enjou, quando vou almoçar não tenho vontade de comer, ai depois eu sinto fome como por exemplo um misto e me dar enjou. Isso é normal?

  78. 149 Ana Carolina
    5 de fevereiro de 2012 às 5:59 PM

    Oi, Dra, tudo bom? sem querer eu tomei duas pilulas no mesmo dia. Como proceder agora? a pausa é a mesma? ( 7 dias?) fiquei desprotegida? preciso esperar a pausa ou a nova cartela? por favor me ajuda pq não tem nada na minha bula. Eu tinha tomado no horário habitual ( 15 h) mas esqueci e tomei outra antes de dormir ( 23 h). Desde já obrigada.Boa semana p/a senhora

  79. 150 lita
    9 de fevereiro de 2012 às 3:11 PM

    adorei este blog, tirei muitas da minhas duvidas.parabens.

  80. 151 lita
    9 de fevereiro de 2012 às 3:23 PM

    tive um problema de espinhas,depois de muitas tentativas em vão, o dermatoligista receitou selene, fiquei boa, usava o diu a 10 anos tive que trocar, mais os que trocava descia,não pude colocar mais o diu ,continuei tomando selene, mas minha medica trocou por yaz, comecei ter inchaço nas pernas, e dor de cabeça, voltei para o selene, mas neste periodo de 4 anos passei de 55kg para 69kg, não sei o que faço . pesquisando achei alguns anticoncepcionais que quero tentar são eles: tâmisa, femiane,yasmin, adoless e minima, quero saber de voces qual o melhor para o meu caso?

  81. 152 GABRIELE CAMARGO
    14 de fevereiro de 2012 às 12:36 AM

    QLAIRA TIRA OLEOSIDADE DA PELE?
    MUITO OBRIGADA.
    GABRIELE

  82. 154 Tati
    14 de fevereiro de 2012 às 10:58 PM

    Boa noite, Doutora!

    Tenho 19 anos, tomo o anticoncepcional Yasmin há uns 8 meses, conversei com minha ginecologista e perguntei se podia trocar – devido ao seu alto custo, mesmo eu me dando bem com ele. Então, ela me indicou o Tantin, disse que ajuda no controle da ansiedade… sou muuuuito ansiosa.
    Vi poucos posts sobre ele, tanto aqui no blog, como na internet, de modo geral… e muitos sobre o Adoless, comentários “positivos”, inclusive que eles tem a mesma composição.

    Meu caso é o seguinte: MORRO de medo de engordar (não engordei nada com o Yasmin, continuei com os mesmos 53kg); sempre que fico ansiosa como horrores; quando me sinto inchada fico até meio depressiva; tenho relativa facilidade de engordar, assim como pra emagrecer.
    Antes de começar a tomar o Yasmin tinha tpms horríveis. Elas me atrapalhavam completamente. Eu ficava extremamente sensível, sensível já sou normalmente (rs); chorona; sentia dor nos seios, nas costas (muita) e descontava tudo na comida, especialmente nos doces (rs). Em contra partida, nunca tive nenhum problema com acne nem com oleosidade nos cabelos.

    PRIMEIRA PERGUNTA: com o uso do Tantin, a senhora acredita que essa TPM carrasca possa voltar? Por ter menor dosagem hormonal, outra composição e não ser um medicamento de primeira linha ou isso não tem nada haver?
    SEGUNDA PERGUNTA: com relação ao que acontece com a maioria das mulheres, da minha faixa etária, qual seria o mais indicado pra não haver ganho de peso? O TANTIN MESMO OU O ADOLESS?
    TERCEIRA PERGUNTA: Qual melhor custo-benefício dentre os disponíveis no mercado – com preço acessível?

    Desde já, MUITO OBRIGADA! O BLOG É EXCELENTE, ESTÁ DE PARABÉNS! SEM DÚVIDA: O MELHOR! E OLHA QUE ABRI MUITOS!
    CONTINUE ASSIM, ATENCIOSA… A POPULAÇÃO, de um modo geral, É MUITO CARENTE DE BONS SERVIÇOS, ESPECIALMENTE GRATUITOS. =]

  83. 155 Flaviane
    23 de fevereiro de 2012 às 1:49 PM

    Olá doutora eu ja tomei tâmisa 20 e foi bom ms ai parei e agora me receitaram o yaz mas me falaram que é mais forte que o tamisa 20, entao quero saber qual é o melhor que nao cause muito enjoos ou outros efeitos so qero mesmo pra controlar minhas cólicas e limpar a pele.. desde ja agradeço bjus

  84. 156 marcia heloisa
    25 de fevereiro de 2012 às 4:08 PM

    Olá, tenho 23 anos, tomei durante 5 meses o Tamisa 20, e juntei as 3 ultimas cartelas, falei para a ginecologista e ela disse que não podia juntar as cartelas do Tamisa. Parei o mês passado de tomar o anticoncepcional, tbm pq não me sentia muito bem com o Tamisa 20. Gostaria de voltar para o Adoless (tenho muitas colicas, dores nas pernas, e quando eu era mais nova o Adoless ajudou muito).
    Vale dizer que perdi minha virgindade a pouquissimo tempo e tenho medo de engravidar, mesmo quando uso a camisinha, e gostaria de saber se mesmo com 23 anos (adoless sempre é recomendado para meninas mais novas), é seguro eu tomar o Adoless e se juntar as cartelas é perigoso para o organismo.
    Obrigada,
    os posts me ajudaram em muitas duvidas,
    se for possivel gostaria de que a resposta fosse enviada também no meu e-mail.

  85. 157 luciane
    27 de fevereiro de 2012 às 9:31 PM

    tomo qlaira aseis meses e noto que estou com os seios inchados engordei seis quilos um quilo por mes mais ou menos estou apavorada pois nao menstruo mais existe alguma pilula q me faca desinchar?

  86. 158 Fernanda
    28 de fevereiro de 2012 às 6:54 PM

    Boa tarde Dra.
    Meu caso é um pouco complicado. Em 2004 sofri um infarto esplenico e como consequencia fiz uma esplenectomia. Mesmo depois de muitos exames, nao descobriram a origem dos coagulos que causaram o infarto, entao durante os 3 anos seguintes eu tomei anticoagulante, apenas como prevenção…aos 17 anos meu hematologista me liberou do anticoagulante, porém, com a ressalva que eu nao poderia tomar anticoncepcional, pelo seu ‘efeito coagulante’. Nesse meio tempo descobrimos que eu tenho SOP. De um ano e meio pra cá, entramos em um consenso que eu tomaria o anticoncepcional associado ao anticoagulante. Comecei com o selene, nao tive problemas com ele, porem, alguns meses depois mudei para o diane 35, que no começo me causou dores de cabeça e enjoos. Voltei para o selene e um tempo depois percebi que estava muito inchada, engordando e decidi mudar para o adoless, continuei engordando, porem mais ainda. Agora resolvi suspender o anticoncepcional ate minha proxima consulta com o ginecologista.

    Gostaria de saber, em sua opiniao, qual é a melhor alternativa no meu caso; continuar com o anticoncepcional aliado ao anticoagulante (porem um anticoncepcional que nao me engorde) ou parar os dois e colocar DIU?

    Obrigada desde já!

  87. 159 Patricia S
    6 de março de 2012 às 2:23 AM

    Boa tarde. Tenho uma dúvida a colocar. Tenho a 24 anos e tomei a Miranova durante 6 anos. Agora de devido a alopecia androgénica iniciei a Diane 35 com Androcur. O problema é que sinto as pernas sempre inchadas e doridas e para não falar das dores menstruais (coisa que não tena há muitos anos). Estou a pensar tomar a yaz ou a yasmin. Gostava de saber qual a mais indicada para a minha situação e a menos andorgénica.

    Obrigada

    Patricia S

  88. 160 Gisele
    9 de março de 2012 às 5:29 PM

    ola, me ajudem urgente! eu tomo o Qlaira, ja estou na quarta cartela, e hj ja havia tomado as 11 horas o comprimido do dia, soh q as duas e meia fui tomar um remedio e me distrai, acabei tomando outro comprimido qlaira, o do sabado, o qq eu faço, tenho q vomitar? tomo ooutro no sabado, pulo o sabado? o q fazer e quais consequencias podem ocorrer? tambem gostaria de saber se alem do qlaira, se existen outro anticoncepcional q corta ou diminui a menstrução. obrigada.

  89. 161 Juscineia
    9 de março de 2012 às 9:29 PM

    Boa tarde!
    Parabéns, adorei o artigo. Li, também todas as perguntas e respostas postadas, achei magnífico o compartilhamento das duvidas no que diz a respeito da grande variedade das pirulas anticoncepcionais existentes hoje no mercado.
    Dra, gostaria que ti… tomei o Diane 35 um bom tempo, porem na epoca da faculdade ficava muito nervosa e stressada e sem vontade de namorar de tanta dor de cabeça, portanto comecei a tomar esse preventivo todo decontrolado, até mesmo ficava dias sem tomar. Ao passar um tempo resolvi parar de tomar… ai vinham as espinhas, voltava a tomar novamente (voltava os sintomas ruins). resolvi parar e tomar o Diminut (indicação medica) tomei uns três meses (sentia muito vôomito) e percebi o aumento de peso, visto que o diana 35 me emagrecia ou mantia meu peso. Pelos sintomas parei e fiquei sem tomar nada . Começou a aparecer espinhas, então resolvir voltar a tomar o diane 35, ja que deixava minha pele maravilhosa. Tomei uns quinze dias, fui as trevas, os sintomas ruins voltaram como antes (stress, enxaqueca, gastrite, dores nas pernas, intestino preso e vista ruim. Então teve um dia que precisei e tomei a pirula do dia seguinte, e não me causou nenhum efeito colateral. Peguei então a bula deste para ver o principativo que era levonogestrel, então pesquisei um anticoncepcional com o mesmo principativo o “Level”. Comecei a tomar. Fui as nuvens… exelente, não tive nenhum dos sintomas ruim e em questão da libido voltou o normal, mil maravilhas. Mas em consequencia meu rosto está lotado de espinhas pequenas, nem olho no espelho mais. Para Tanto esse mês comecei a tomar o “Belara” mas as epinhas não sumiram e o apetite sexual voltou ao zero! O que fazer continuo com o belara para ver se o organismo vai adaptar? volto para o Level para ver se as espinhas vão sumir com tempo? Exite outro anticoncepicional com levonogestrel e com os outros pricipativos que melhora da pele?
    Preciso de indicações urgente, preciso retonar ao medico. Quero incluir nas questões que fiz o exame Papa e ultrasson intravaginal e não deu nada, incluindo ausencia de ovário policístico.

    Obrigado desde já e mais uma vez ” Parabéns” pelo trabalho!

  90. 162 JU
    11 de março de 2012 às 4:19 AM

    ola, me ajudem urgente! eu tomo o Qlaira, ja estou na quarta cartela, e hj ja havia tomado as 11 horas o comprimido do dia, soh q as duas e meia fui tomar um remedio e me distrai, acabei tomando outro comprimido qlaira, o do sabado, o qq eu faço, tenho q vomitar? tomo ooutro no sabado, pulo o sabado? o q fazer e quais consequencias podem ocorrer? tambem gostaria de saber se alem do qlaira, se existen outro anticoncepcional q corta ou diminui a menstrução. obrigada.

  91. 163 anny
    1 de abril de 2012 às 3:15 AM

    BOA NOITE!!!

    QUERIA UMA INDICAÇÃO PARA SABER QUAL O MELHOR ANTICONCEPCIONAL E O MAIS EM CONTA, TENHO 22 ANOS.
    AGUARDO A RESPOTA.
    DESDE JA OBRIGADA….

  92. 165 melania suzete martim piovesan
    4 de abril de 2012 às 11:36 AM

    oi doutora eu tomava o repopil ele me fazia bem mas com o tempo eu comecei a mestruar a cada 15 dias, entao minha medica trocou pelo qlaira, mas sinto muito sono, e agora comecei a sofrer de pressao alta dor de cabeça, enjoo,e tonturas. nao sei se por causa do comprimido mas me falaram que o qlaira nao e anticoncepicional mas sim um repositor hormonal e sem dizer que engorda e muito, por favor qual seria o melhor para mim nao quero ter mais filhos e tenho medo de ficar mudando muito pelo risco que efeitos colaterais. obrigada.

  93. 166 analice santos
    6 de abril de 2012 às 12:05 AM

    boa noite dra tenho ovarios policisto tomei durante 2anos o selene e quase morro,os efeitos foram inchaço, dores nas pernas,enjoos,dor de cabeça sono e engordei 8 quilos.e vários outros sintomas eu fiquei praticamente doente.semana passada, a medica me passou diane 35 que é a mesma coisa eu queria saber se posso tomar o yaz ou adoless pra este problema.Há outra coisa também quando tomo pilula minhas parnas incham isso é normal? preciso de uma resposta urgente desde já obrigado.

  94. 168 Jéssica
    16 de abril de 2012 às 4:13 PM

    - Olá doutora, me tira uma duvida, comecei a tomar o Tantin, é a minha 1° cartela, comecei a tomar no meu 1° dia de menstruação, hoje já faz 12 dias que tá vindo para mim e não para, to com medo. Porque isso ocorre, o remedio não tá fazendo bem pra mim? Devo trocar ?

    • 19 de abril de 2012 às 1:34 PM

      Bom Dia Jéssica,

      Quando iniciamos o uso ou trocamos o anticoncepcional, o organismo sofre a adaptação destes hormonios, este sangramente ocorre em alguns pacientes, se persistir por mais de 3 meses você deverá procurar a ginecologista para uma possivel troca.

      Patricya

  95. 170 Jessica
    19 de abril de 2012 às 5:01 PM

    Ola dra. Eu tomo o ginesse ha uns 2 anos e nao estou mt satisfeita, minha cartela acabou quarta, to querendo trocar pelo yasmin, posso toma-lo no dia da volta do remedio ao inves do ginesse? Tem algum risco?

  96. 172 roseane
    28 de abril de 2012 às 4:38 PM

    Boa tarde.

    Estou com muitas dúvidas sobre qual anticoncepcional tomar, tenho 20 anos e sofro muito com cólicas, já tomei o Elani Ciclo mas não lembro bem quais foram os efeitos só lembro que as cólicas praticamente sumiram, recentemente tenho tomado o Diclin que minha dermatologista falou que é bom para as acnes, o problema é que tenho tendencia a engordar e me sentia muito inchada e engordei duranto o uso, em 2 anos engordei cerca de 6 kilos, e para piorar mais ainda tenho má circulação agora com inicio de varizes e meu médico vascular disse que o anticoncepcional prejudica minha circulação. Não sie o que é pior a cólica, ou as dores nas pernas, a questão é que como tenho relações sexuais gostaria de continuar tomando o anticoncepcional.
    Qual seria o mais indicado, que não me fizesse reter liquidos e que não engorde (já que estou acima do meu peso já), que ajudasse nas minhas acnes e cólica, e que não prejudicasse tanto na minha circulação.

    Aguardo anciosa sua resposta!!!

    Att
    Roseane

  97. 174 Roberta
    1 de maio de 2012 às 3:20 PM

    Parabens pelo artigo e pelas respostas.
    Tenho uma duvida e preciso muito da sua ajuda…
    Tenho 28 anos e comecei a tomar o Diane 35 quando tinha 14 anos, para tratar o ovario policistico e a acne. Tomei ele por muitos anos, inclusive depois que iniciei a avida sexual. Sempre tomei o diane (so troquei ele pelo elani ciclo aos 25 anos, por 8 meses, quando fiz um tratamento com roacutan).
    Acontece que sempre tive muita dor de cabeca, que se agravou muito mais depois que entrei pra vida adulta, e depois que fiz todos os exames possiveis so me restou trocar o anticoncepcional para ver se era ele a causa das minhas dores.
    Em janeiro deste ano a gineco trocou o diane pelo adoless e desde entao as crises de dor de cabeca acabaram.
    Porem, desde que comecei a tomar o adolles, comecei a me sentir deprimida, desanimada, triste… Sempre fui ansiosa, mas agora estou em excesso, qualquer coisa ja e motivo pra chora. Isto esta me atrapalhando no trabalho, no casamento, enfim… Pensei em procurar um psiquiatra, mas comecei a pesquisar e vi algumas pessoas falando que o adolles causa depressao. Estou na quarta cartela de adoless e quero parar de tomar para ver se isso passa…
    E possivel que essa tristesa, depressao, esteja sendo causada pelo adoless? Ou talvez pelo longo periodo que faco uso de anticoncepcional?

    POR FAVOR, ME AJUDE…

    • 4 de maio de 2012 às 12:12 PM

      O melhor é você conversar com a sua ginecologista para saber como estão os níveis hormonais, para depois mudar o anticoncepcional.

      Patricya

      • 176 Felipe
        9 de maio de 2012 às 9:17 PM

        Olá, minha namorada tomou o adoless, porem só durante alguns dias, ela começou com crises de panico e depressão….ele realmente pode causar isso, a ginecologista dela, falou q era do anti, e q ela teria q trocar…agr ela esta tomando o cerazette e esta se sentindo bem.

  98. 177 Rosana
    15 de maio de 2012 às 4:38 AM

    boa noite. Emendei duas cartelas de yasmin com indicação do meu médico mas mesmo assim minha menstruação veio como se tivesse dado pausa.Agora não estou tomando nenhum remédio, mas a minha menstruação veio 1 semana qdo eu emendei duas cartelas de yasmin e era um fluxo normal, não era escape.O meu horário de toma do remédio era 23 h. O que pode ter acontecido para menstruar mesmo emendado cartela? Por favor me ajuda, pq fiquei preocuoada.

  99. 179 Aninha
    15 de maio de 2012 às 12:48 PM

    QUEM tem enxaqueca pode tmar o Siblima ?

  100. 15 de maio de 2012 às 3:05 PM

    O siblima pode causar cefaléias semelhantes as da enxaqueca. Consulte o seu ginecologista e repasse está informação.

    Patricya

  101. 181 Adri
    16 de maio de 2012 às 2:59 PM

    Olá!
    Parabéns pelo artigo, nós mulheres sempre precisamos de outro ponto de vista para confirmar as opiniões médicas….. é bom contar com boas fontes de informações!
    Tenho 24 anos e tomo siblima a muitos anos (+/- 5 anos)…. Ultimamente sinto muita distração, sonolência e dores de cabeça antes e depois da pausa para menstruação (o que antes não sentia), estou preocupada pois está comprometendo meu rendimento no trabalho. Por ser próximo ao período menstrual relacionei ao uso do anticoncepcional.
    Procurei ajuda para trocar e a médica receitou Diane 35, que ajudaria no tratamento da acne (algo que MUITO me incomoda). Estou morrendo de medo de tomar! Já tomei Selene, antes do siblima, e não me adaptei, sentia-me deprimida e engordei muito…. vi que as fórmulas são aprecidas, será que passados tantos anos meu organismo vai se adaptar ao comprimido agora? e a conc. de EE é muito maior, será que não vai piorar a dor de cabeça?

    Abraço,
    Adri

  102. 182 Rosana
    17 de maio de 2012 às 2:20 AM

    obrigada,Patricya. mas mesmo já tomando há três anos, só pq meu médico disse para eu emendar cartela, eu emendei veio 1 semana de fluxo intenso. Será isso pq meu corpo ñ se adaptou ao regime continuado? falo pq no regime de pausa eu ñ tenho nenhuma reação como enjoo e dor de cabeça, foi só eu emendar que tive problema e sangrei muito.E não era escape era como se tivesse dado a pausa. O médico disse para eu emendar por causa da tpm, mas ao emendar ela aumentou e minha dor de cabeça tb.Não vou mais deixar de dar pausas.O que pode ter acontecido? será que meu organismo ñ aceita regime estendido de hormônios? obrigada.

  103. 183 Karina
    21 de maio de 2012 às 2:18 AM

    Anticoncepcional atrapalha o crescimento ? tenho 14 anos e soou muuuuuito baixa… tenho 1,42 daqui 5 meses vou fazer 15, e minha mae diz que se eu tomar anticoncepcional, vou parar de cresver.. é verdade? o anticoncepcional atrapalha o crescimento? Agradecida desde já!

  104. 184 Leyla
    21 de maio de 2012 às 1:29 PM

    Oi, tenho ovários policísticos e comecei a ter acne depois dos 20 anos. Tomo o selene há mais ou menos 9 anos e ele nunca me ajudou em relação a isso. Já fiz dois ttos com roacutan que também não resolveram o problema e olha que meu caso não é grave, mas me incomoda bastante. Há alguns anos parei o selene por 8 meses e a minha pele ficou maravilhosa (a melhor pele de toda a minha vida), voltei a tomar pq o cabelo estava caindo. Hj, 7 anos depois da pausa e tomando o selene, estou tendo um surto de acne muito ruim. Estou pensando em parar novamente pq acho q ele está causando isso. Seria possível? Pq ao mesmo tempo tenho medo de parar.

  105. 185 Leila
    21 de maio de 2012 às 4:18 PM

    Olá.
    Eu comecei a tomar ciclo 21 com 16 anos, hoje tenho 18 anos, ele diminuiu a minha lubrificação, e eu perdi 4kg e estou muito magra meus seios diminuiu, eu estava pensando em trocar, mas ouvi falar que ha possibilidade de engravidar, é verdade? Qual anti vc acha que devo tomar? Estava pensando no Selene. Obrigada!

    • 25 de maio de 2012 às 2:19 PM

      Bom Dia Leila,

      Com estes sintomas que você está apresentando o ideal é a troca do anticoncepcional, você fará no periodo da pausa, no primeiro dia quer vinher a menstruação você inicia o novo contraceptivo. A escolha deste novo medicamento deverá ser da sua ginecolista que irá avaliar os seus sintomas e fará a mudança.

      Patricya

  106. 188 julianabarbosa natal rio grande do norte
    7 de junho de 2012 às 11:24 PM

    ola dr!eu estou com problema de prolactina alta,então isso tenhe a ver com uso do elane 28?e onde e como posso encontra a a vitamina do complexo b6…?juliana

  107. 189 cibele lira
    8 de junho de 2012 às 2:05 PM

    olá gostaria de saber informações sobre o anticoncpicional REPOPIL como ele age no organismo,?
    grata cibele !

  108. 190 Renata Vasques
    11 de junho de 2012 às 11:01 PM

    Boa noite, troquei o Diane 35 pelo Mesygina, isso foi dia 26/05 (no primeiro dia de mestruação), sei que a troca pode ocorrer alteração do ciclo menstrual, mais dia 06/06 voltei a menstruar, sendo que na bula informa que pode ocorrer (sangramento por disrupção) que eu nem sei o que significa, e olha que procurei o significado! Meu ciclo normalmente é de 7 dias e muito pontual. Como estão ocorrendo essas irregularidades, estou fazendo sexo apenas com camisinha.
    Mais as duvidas são : quanto tempo leva para o organismo regularizar (prazo medio afinal cada corpo reage de uma maneira); quando posso fazer sexo sem camisinha (sei que existe a porcentagem e riscos de dst, mais tenho parceiro fixo).

    Att
    Renata

  109. 193 Bruna
    12 de junho de 2012 às 7:29 PM

    Boa noite….

    Minha ginecologista me receitou o Tantin….tomo ele a uns 8 meses já….e desde que comecei tomar eu sinto um sono incontrolável….não sei porque isso!!, li quase todos os relatos acima e não vejo ninguem reclamar de sonolencia e falta de ânimo….é isso q eu sinto….vista cansada, cabeça pesada…Fora os outros sintomas…..Muita dor nos seios…..e enjôos mas bem pouco…..o que me encomoda mesmo é o sono…..sempre fui muito ativa…noturna….agora eu só quero dormir…dormir….por favor me ajude…..(já li em alguns artigos que o remédio é pra pessoas ansiosas….creio q alguma composição dele ocasione esse efeito em mim)….

  110. 194 ANA FLÁVIA
    17 de junho de 2012 às 12:26 AM

    Boa Noite,

    Tomei varios anticoncepcionais por causa da sindrome do ovario polkicistico.
    Ha três anos tomei o Tamisa 20 e estava tendo muita dor de cabeça e alem de ter engorado 24 kilos.
    Por conta própria acabei trocando pelo Cerazette e agora estor no 14 comprimido e estou tendo muito sangramento.

    Sera que fiz o correto?

    Gostaria de saber se ele vai me ajudar na dor de cabeça no aumento de peso e no ovario policistico ? (fiz transvaginal recentemente e estava tudo certo comigo).

    Desde ja agradeço

  111. 197 Leona
    20 de junho de 2012 às 3:04 AM

    Olá, gostaria de saber quais as pílulas que menos diminuem a libido. Tenho tido problemas com isso e noto que ao parar de tomar tudo volta ao normal.

  112. 25 de junho de 2012 às 12:12 AM

    Olá!
    Tenho alopecia anodrogênetica.Tomei Belara por 5 meses e vi pouca melhora, além de eu reter muito liquido.
    fui ao Ginecologista que me receitou Qlaira, porém minha queda de cabelo voltou.
    Qlaira ajuda ou atrapalha nos casos de queda de cabelo?
    Ele tem sido bom para o meu humor, mas into minha libido mais baixa.Isso é possível tbm?
    Desde já, obrigada.

  113. 199 Letticia
    26 de junho de 2012 às 2:23 AM

    Boa noite. A minha ginecologista me indicou o uso do anticoncepcional Mínima. Já tem 1 ano que faço uso desse medicamento. Porém, ultimamente tem aparecido muitas espinhas no meu rosto!!!! Gostaria de saber se o uso desse anticoncepcional pode estar causando esse aumento de acne! Tenho 19 anos. obrigada.

  114. 200 Carolina
    26 de junho de 2012 às 1:18 PM

    Bom dia .. tomo elani 28 há */- 9 meses, nos primeiros meses tive escapes e fazia a pausa de 3 dias conforme a bula por causa de sangramento intenso. Agora faz 3 meses que não tenho escape e meus seios estão inchados .. tomo os comprimidos todos os dias no mesmo horario não ultrapassando 2 horas .. sera efeito colateral? agardo resposta, obrigada.

  115. 202 Olá, doutora.. eu tomava nordette desde que minha filha nasceu,hj ela tem 10 anos e recentemente fui ao médico para exames de rotina e ele me prescreveu o Tamisa 30 e eu estou com muito medo de engravidar, será que corro risco de engravidar nessa troca
    29 de junho de 2012 às 12:09 PM

    Olá, doutora.. eu tomava nordette desde que minha filha nasceu,hj ela tem 10 anos e recentemente fui ao médico para exames de rotina e ele me prescreveu o Tamisa 30 e eu estou com muito medo de engravidar, será que corro risco de engravidar nessa troca? e estou com muitas dores no seio isso é normal? estou tomando a uns 7 dias.
    Por favor me responda estou com muitas dúvidas!!!!

  116. 30 de junho de 2012 às 1:19 PM

    Bom dia, gostaria de saber de primera 30 tem a mesma composição do tess.
    Espero uma resposta.
    Obrigada!!!!

  117. 204 Jacqueline
    5 de julho de 2012 às 9:40 AM

    oi.Gostaria de saber se Ritalina e Ritalina LA cortam o efeito da pilula anticoncepcional.Obrigada

  118. 205 Camila
    10 de julho de 2012 às 2:50 PM

    Eu acidentalmente abri mais de um comprimido da cartela de tantin, tomei a correta, que era do dia 17 e a do dia 23 ficou parcialmente aberta, tem algum problema?

  119. 206 Danielli
    12 de julho de 2012 às 2:15 AM

    olá, ja tomo diane ha uns 4 anos parei para engrevidar, engravidei meu filho ja esta com 2 anos e voltei a tomar so que faz mais ou menos 1 ano que venho percebendo que quando tomo a pilula mentruo sempre o mes inteiro não é uma mesntruação normal na verdade é um sangue de scap desce de vez enquando e se fico um dia sem tomar a pilula isto não acontece o que devo fazer?

  120. 207 Renata Vasques
    13 de julho de 2012 às 1:43 AM

    Boa noite,é a Renata novamente, dessa vez com mais duvidas! A dois meses troquei de anti-concepcional, dia (primeiro dia da menstruação) 26/05 inicie a mesygina, fiquei o mês 6 inteiro tendo escapes, no dia 26/06 tomei a segunda dose, mais devido a um machucado precisei tomar amoxilina durante três dias iniciei dia 03/07 e parei dia 06/07 .Dia 08/07 tive relações sexuais sem preservativo, no dia seguinte tomei a pílula do dia seguinte e repeti a dose 12 horas depois no dia 10/07. Minha menstruação ocorre sempre entre o dia 26 a 27 e termina sete dias depois, no primeiro mês me cuidei e fiz sexo com camisinha, só pisei na bola dia 08. O que acho estranho é que minha menstruação não veio até agora! Tenho horror em imaginar que possa estar grávida, já marquei consulta com o ginecologista, e como eu me conheço amanhã vou comprar um exame de farmácia e fazer o teste. Se a Doutora , puder me ajuda, me informando qual o melhor teste de farmácia, se corro risco de estar grávida agradeço.
    Por que parece que faltam décadas até o dia 18!

    • 208 Renata Vasques
      17 de julho de 2012 às 10:47 PM

      Bem as minhas preocupações já se foram, menstruei hoje….ô alivio…fiz dois testes de farmacia e deram negativos….quando vão inventar um anticoncepcional a prova de antibioticos????

  121. 14 de julho de 2012 às 6:12 PM

    Adorei a informação, então pra mim qe não tenho poblema em engordar o ciclo 21 é bom para engordar um pouquinho é isso ?

  122. 210 Janynha
    19 de julho de 2012 às 3:56 PM

    Qual diferença do Qlaira para Adoless? Qual engorda menos?

  123. 211 meiriely
    19 de julho de 2012 às 10:29 PM

    oiii Dra, boa noiite.
    Tenho 18 anos e tomo o anticoncepcional ADOLESS há 1 ano, nunca senti efeito colateral nenhum.. mas ja fazem 2 meses que estou tendo sangramentos de escape antes da cartela acabar, faltando mais ou menos 10 comprimidos. no primeiro mes que os sangramentos aconteceram fiquei uns 3 dias com esses sangramentos, não aparenta ser sangue, mas é bem escuro. e esse mes estou ha 1 semana.. estou muitissimo preocupada, o que pode ser? é normal ja que esse remedio é de baixa dosagem? ou o remedio nao esta fazendo mais efeito, ja que eu tomo ha um ano? desde ja agradeço :D

  124. 212 Suelen
    20 de julho de 2012 às 3:33 PM

    Oi Dra, tenho 21 anos e faz 7 anos que eu tomo o anticoncepcional NEOVLAR, mas faz alguns meses que estou tendo sangramento quando tenho relação c meu marido, está saindo espinhas em meu rosto, minha pele está oleosa muito estressada, e depois de uns 2 dias q ocorre a menstruação desce um sangue bem vermelho, o que pode ser isso, posso ir ao ginecologista e trocar de remédio? se eu trocar tem risco de engravidar? qual anticoncepcional vc acha melhor, e q seja eficaz..obrigada desde já

  125. 213 angela dos anjos ferreira
    26 de julho de 2012 às 8:06 PM

    OI Dra,GOSTARIA DE SABER SE HA DIFERENCA ENTRE O ANTICONSEPCIONAL MINESSE E ADOLESS? TOMAVA MINESSE FUI A GINICOLOGISTA E ELA ME DEU UMAS AMOSTRA GRATIS DE ADOLESS E DIZ QUE PODESSE TOMAR POIS A COMPOSIÇÃO E A MESMA QUANDO ACABAR AS CARTELAS QUE ELA ME DEU POSSO VOLTAR A TOMAR MINESSE? TENHO 40 ANOS . É NECESSARIO TOMAR AS PILULAS AMARELAS DO ADOLESS? OBRIGADA POR TIRAR MINHAS DUVIDAS. QUE DEUS TE ABENÇÕE.

  126. 214 B
    28 de julho de 2012 às 4:10 PM

    Olá, tenho 18 anos e gostaria de saber qual o anticoncepcional mais recomendado para a minha idade. Ouvir falar muito bem do Yasmin, mas é muito caro e ainda tenho dúvidas, principalmente em relação ao ganho de peso. Espero a resposta! :)

  127. 215 Bruna
    3 de agosto de 2012 às 6:18 PM

    Boa noite….

    Minha ginecologista me receitou o Tantin….tomo ele a uns 8 meses já….e desde que comecei tomar eu sinto um sono incontrolável….não sei porque isso!!, li quase todos os relatos acima e não vejo ninguem reclamar de sonolencia e falta de ânimo….é isso q eu sinto….vista cansada, cabeça pesada…Fora os outros sintomas…..Muita dor nos seios…..e enjôos mas bem pouco…..o que me encomoda mesmo é o sono…..sempre fui muito ativa…noturna….agora eu só quero dormir…dormir….por favor me ajude…..(já li em alguns artigos que o remédio é pra pessoas ansiosas….creio q alguma composição dele ocasione esse efeito em mim)….

  128. 216 Isis
    4 de agosto de 2012 às 1:38 PM

    bom dia!
    Minha ginecologista me receitou o Yasmim…. é a primeira vez que vou tomar um anticoncepcional, tenho medo das mensagens e depoimentos que dizem sobre ele, queria saber se ele é mesmo seguro?

  129. 217 Victoria
    7 de agosto de 2012 às 1:30 PM

    Olá!
    tomo gynera há alguns anos e nunca tive problemas.
    No entanto, tenho dores de cabeça seguido e há 4 meses, tenho ficado muito deprimida no meio da cartela.
    Pode estar relacionado com o anticoncepcional?

    Obrigada, Victoria

  130. 218 Ju
    18 de agosto de 2012 às 2:58 AM

    Boa tarde!
    Parabéns, adorei o artigo. Li, também todas as perguntas e respostas postadas, achei magnífico o compartilhamento das duvidas no que diz a respeito da grande variedade das pirulas anticoncepcionais existentes hoje no mercado.
    Dra, gostaria que ti… tomei o Diane 35 um bom tempo, porem na epoca da faculdade ficava muito nervosa e stressada e sem vontade de namorar de tanta dor de cabeça, portanto comecei a tomar esse preventivo todo decontrolado, até mesmo ficava dias sem tomar. Ao passar um tempo resolvi parar de tomar… ai vinham as espinhas, voltava a tomar novamente (voltava os sintomas ruins). resolvi parar e tomar o Diminut (indicação medica) tomei uns três meses (sentia muito vôomito) e percebi o aumento de peso, visto que o diana 35 me emagrecia ou mantia meu peso. Pelos sintomas parei e fiquei sem tomar nada . Começou a aparecer espinhas, então resolvir voltar a tomar o diane 35, ja que deixava minha pele maravilhosa. Tomei uns quinze dias, fui as trevas, os sintomas ruins voltaram como antes (stress, enxaqueca, gastrite, dores nas pernas, intestino preso e vista ruim. Então teve um dia que precisei e tomei a pirula do dia seguinte, e não me causou nenhum efeito colateral. Peguei então a bula deste para ver o principativo que era levonogestrel, então pesquisei um anticoncepcional com o mesmo principativo o “Level”. Comecei a tomar. Fui as nuvens… exelente, não tive nenhum dos sintomas ruim e em questão da libido voltou o normal, mil maravilhas. Mas em consequencia meu rosto está lotado de espinhas pequenas, nem olho no espelho mais. Para Tanto esse mês comecei a tomar o “Belara” mas as epinhas não sumiram e o apetite sexual voltou ao zero! O que fazer continuo com o belara para ver se o organismo vai adaptar? volto para o Level para ver se as espinhas vão sumir com tempo? Exite outro anticoncepicional com levonogestrel e com os outros pricipativos que melhora da pele?
    Preciso de indicações urgente, preciso retonar ao medico. Quero incluir nas questões que fiz o exame Papa e ultrasson intravaginal e não deu nada, incluindo ausencia de ovário policístico.

    Obrigado desde já e mais uma vez ” Parabéns” pelo trabalho

  131. 219 marina
    22 de agosto de 2012 às 12:02 PM

    Dr estou com anticoncepcional que vai vencer em dezembro de 2012 e ele estava guardado em meu guarda roupas ha alguns meses, porém longe de umidade e do sol, posso toma-lo ?

  132. 220 Marcela
    23 de agosto de 2012 às 3:54 PM

    Boa tarde.

    Tenho 28 anos, faço uso de contraceptivo há 6 anos, comecei com Diclin, porém tive um sangramento que não parava, o gineco mudou para o Gracial que usei cerca de 3 anos, entretanto os spottings começaram aos poucos e tem aumentado, novamente o gineco alterou passou para o Tamisa 20, não funcionou, agora estou no Tamisa 30… e o escape continua. Sei que o contraceptivo continua fazendo efeito, só q tenho menstruado + do que o normal. Minha dúvida é o seguinte: Não existe algum exame específico que faça a dosagem hormonal e indique qual é o contraceptivo mais adequado para o meu caso? Não aguento mais ficar trocando de drogas toda hora e sem obter sucesso, confesso que estou me sentindo um rato de laboratório, aqueles cobaias em em teste rs
    Agradeço a atenção e parabéns pelo blog

    Att. Marcela

  133. 221 lu...
    26 de agosto de 2012 às 9:50 PM

    Boa Noite!!!
    Estão de parabéns sob o blog…
    Preciso de uma ajuda, pois só vou passar com a ginecologista daqui a 40 dias e ninguém tira as minha dúvidas…
    Bom durante 8 anos eu tomei o DIANE era muito bom, não tinha reação nenhuma…mas já faz 2anos que tudo q não dava agora da como ENXAQUECA, TONTURA, DOR NO ESTOMAGO,SECREÇÃO VAGINAL e quando vem a mestruação da muita CÓLICA FORTE…
    Passei com a gine ela me receitou a DEPO PROVERA 150 fiquei bem, mas deu ESPINHAS e CELULITE e CLOASMA.
    Passei de novo e ela me receitou a PERLUTAN dentro de 1 mês adorei, mas no 3mês deu ESPINHAS, TOSSE e ALERGIA NO ROSTO…
    Também já tomei a MESIGYNA ela me EMAGRECEU.
    Eu já troquei muito de anticoncepcionais, pois foi difícil achar o certo pra mim…
    Os anticoncepcionais que contém GESTODENO eles me EMAGRECERAM como o MICROPIL.
    Os que contém DESOGESTREL eles deram INFECÇÕES VAGINAIS como PRIMERA 30, 20 e MICRODIOL.
    Eu tomei o MICROVLAR ele não me deu nada….
    Já troquei o DIANE por SELENE, ARTEMIDIS mas não adianta não posso mais tomar ele.
    Eu pesquisei sobre o NEOVLAR que contém LEVONORGESTREL mas queria saber se realmente ela engorda e se dá espinhas apesar que cada organismo reage de um jeito…
    O que você trem a dizer sobre o NEOVLAR?
    E porque que o DIANE antes me fazia bem agora me faz tão mal?
    As ginecologista que já fui ninguém me dá atenção direito elas mal respondem as minhas dúvidas….
    Espero que você possa me ajudar… e se possível puder responder no meu email.
    Muito obrigada e boa noite!!!

  134. 222 aline alvarenga morais
    10 de setembro de 2012 às 1:05 PM

    estou tomando microvilar e apos a mestruaçao ter acbado esta vindo um pouco de sangramento sem ser mentruaçao sera que se eu trocar o microvilar pelo o diclin que o mesmo diane porem bem mais barato sera que vai adintar ,obrigada.

  135. 223 Marcelle
    13 de setembro de 2012 às 7:17 PM

    Preciso de ajuda, estou com uma duvida sobre meu remedio Siblima, estou tomando ele a 03 meses, tenho andado muito agitada, sem paciencia para nada, nervosa, me sentido mal comigo mesmo, engordei, uns me falam que é por causa do Siblima…sera? Obrigada.

  136. 224 Simone
    15 de setembro de 2012 às 8:54 PM

    Olá! EStou tentando encontrar um anticoncepcional que atenda minhas necessidades e pelo que lia té então, acho que estou no lugar certo! É o seguinte: Tenho 33 anos, e já tentei me adaptar a diversos anticoncepcionais, orais, adesivos e injetáveis. Porém, até o momento não encontrei nenhum que me deixasse bem. Sou bem magra, por isso não me preocupo com retenção de liquidos e aumento de seios e peso… Mas costumo ter fortes dores de cabeça, cólicas, dor no corpo, principalmente nas pernas, e alteração de humor… Além disso o que me incomoda bastante são os spots que acontecem durante todo o tatamento, já insiti com alguns medicamentos por até um ano sem ter resultado. Vc me indicaria algum? Obrigada!!!

  137. 225 dani
    17 de setembro de 2012 às 2:05 PM

    Oi Tudo bem? Tomo o ac Adoless há 10 meses e minha menstruação diminuiu bastante, assim como as colicas, mas no mes passado, minha menstruação nao veio e agora ja estou no ultimo comprimido inativo e tambem nao veio ainda. sempre tomo os comprimidos no horario e nao esqueco de jeito nenhum. Ja fiz dois testes de gravidez e deram negativo. Existe alguma possibilidade de eu estar gravida? o que pode ter acontecido? Obrigada!

  138. 19 de setembro de 2012 às 2:36 AM

    Ola, por indicação da minha gine irei tomar o tantim, mas eu naum entendi como funciona o uso de uma anticoncepcional, eu tomo e não paro mais de tomar quero saber como funciona e como devo tomar, pq cada um fala uma coisa fiquei confusa, e porque no tantin fala que é para mulheres anciosas??????

  139. 228 Roberta
    21 de setembro de 2012 às 10:24 PM

    Dra eu tomo Tantin a 6 meses, e eu queria saber que se eu pular os comprimidos brancos a minha menstruação vem normalmente, porque eu vou fazer uma viagem e vamos á uma praia, gostaria de saber se eu pular diretamente para os comprimidos cor de rosa a minha menstruação desce. Obrigada (:

  140. 229 Isa
    23 de setembro de 2012 às 10:14 PM

    Boa Noite, gostei muito do seu blog… esclarecedor em todos os sentidos… meu nome é Isa e tenho interesse em começar a utilizar anticoncepcionais.. o problema que estou trabalhando muito e nao estou tendo tempo de ir ao médico.. gostaria de saber qual o melhor para usar uma vez que estou tendo muita acne e apresento tendencia a engordar…Além disso tem como comprar anticoncepcional sem receita?

    desde já agradeço

  141. 230 mariana
    25 de setembro de 2012 às 10:46 PM

    faltou nesse post uma explicação sobre o Belara,vou começar a tomar ele pois li que melhora a acne,gostaria ter mais informaçoes sobre ele se causa retenção de liquidos,diminuiçao da libido etc?Obrigada!

  142. 231 Michelle
    10 de outubro de 2012 às 4:11 PM

    olá tem algum problemas de uma mulher adulta continuar tomando comprimidos como o Adoless e Mínima?

  143. 232 Susan
    20 de outubro de 2012 às 4:27 AM

    Olá! Estou fazendo uma pesquisa de campo para o curso de Nutrição. Preciso de pessoas que respondam um questionário sobre atitudes alimentares. O teste é online e envio o resultado por email para quem responder. É só acessar este link:

    https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?fromEmail=true&formkey=dEF1eG5VczFZdlA1VTNwVUtGc191aEE6MA

    Obrigada!

  144. 233 Dinha
    22 de outubro de 2012 às 7:26 PM

    Olá

    Tomo a pilula tantin a um bom tempo
    Entretando essa semana , por engano tomei a pilula de sexta-feira, no dia que deveria tomar a de terça-feira.
    Isso acarretara a funcionalidade do remedio ?

  145. 234 Kát
    22 de outubro de 2012 às 9:15 PM

    Olá Dr.! Estou tomando Cerazette porque não posso tomar pilulas que contêm estrogênio. Tive problemas de varizes e meus exames ficaram alterados. Com o Cerazette tudo se normalizou. Contudo, meu cabelo está extremamente mais oleoso e apareceram muitas espinhas nas costas, coisas que nunca tive. Li na internet que esse anticoncepcional tem uma ação androgênica maior, o que provoca esses efeitos colaterais. Outra coisa que percebi é que meu cabelo tem caído muito. Isso é por conta da pílula? Estava com estoque de ferritina baixo e achei que fosse por isso. Agora estou tomando o neutrofer mas o cabelo continua caindo. Preciso saber se o cerazette ocasiona perda de cabelo pq se ocasionar, irei parar de tomar!!! Existe alguma outra pilula sem estrogênio que não provoque essesefeitos colaterais? obrigada!!!

  146. 235 Suellen
    24 de outubro de 2012 às 6:45 PM

    Olá Dra. tomo Ginesse a dois meses e nunca esqueci um dia. Pore´m ontem tive relação sem me prevenir. O remedio é seguro? Preciso tomar pilula? Obrigada

  147. 236 Renata Vasques
    15 de outubro de 2013 às 11:32 PM

    Só gostaria de agradecer pela atenção da Dra, é raro encontrar um local de apoio e de informação!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: